NOTÍCIAS

A moto que desafia a lei da gravidade

A moto que desafia a lei da gravidade

by 6 de janeiro de 2017 0 comments

Motos e a lei da gravidade sempre tiveram uma relação íntima. Enquanto em movimento constante, e com tudo funcionando corretamente, não há com que se preocupar, o condutor estará seguro e confortavelmente sentado no banco. Mas basta uma pedra, buraco ou mesmo um pequeno defeito no asfalto para a direção começar a perder o controle e o equilíbrio entre velocidade, peso, atrito e inércia começar a desabar e a moto e o motoqueiro acabarem no chão.

O que mantém a moto confortavelmente andando por ruas e estradas é pura física. A relação de peso, velocidade e atrito funciona de uma forma quando ela está na estrada a 100 km/h e de outra em um engarrafamento na cidade, naquele anda-para, anda-para. Já imaginou se pudéssemos percorrer um desses trânsitos urbanos da hora do rush sem colocar o pé no chão, mesmo que tudo parasse repentinamente? E se pudéssemos manter o controle da moto mesmo quando ela passa por cima de um buraco na estrada?

hondarob

A Honda pensou nisso e apresentou seu protótipo de moto que não cai, ontem, durante a CES 2017 (maior feira de eletroeletrônicos tecnológicos do mundo e que nesse ano transformou-se em um salão de tecnologia para indústria automotiva).

Acrobacia
Usando um sistema que batizou de Riding Assist, a moto simplesmente desafia a lei da gravidade. Ela controla todo o peso dela e do motoqueiro usando uma série de sensores e componentes robóticos em suas peças móveis. É como se um daqueles acrobatas de exibições estivesse dentro da motocicleta mexendo um pouco a roda, um pouco o guidão, colocando o peso mais para trás ou para o lado para ficar parado no lugar.

Na demonstração do produto, é exatamente essa a impressão. Por mais desastrado e sem perícia que seja o motoqueiro, ele parece um acróbata em cima da moto da Honda.

Talvez nem todos amantes de motos gostem disso, algo que a empresa pensou também. O assistente de equilíbrio pode ser desligado a qualquer momento e voltar a funcionar com simples comandos de botão.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *