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A coleta de informaƧƵes pessoais nas redes sociais e os limites da privacidade

A coleta de informaƧƵes pessoais nas redes sociais e os limites da privacidade

by 15 de outubro de 2019 0 comments

Por Eduardo Tardelli *

Os escĆ¢ndalos mundiais sobre vazamento de informaƧƵes pessoais de usuĆ”rios de redes sociais sĆ£o constantes e, infelizmente, um preceito perigoso, duramente punido por autoridades. Este ano, por exemplo, mais de 540 milhƵes de pessoas com contas no Facebook tiveram seus dados expostos em servidores da Amazon na nuvem, sem qualquer tipo de senha de acesso.

Essas informaƧƵes sĆ£o importantes ativos de propaganda, marketing, direcionamento de vendas e composiĆ§Ć£o de produtos, pois as empresas podem saber detalhes dos gostos e preferĆŖncias de cada um. O principal motivo do valor desses dados Ć©, certamente, conseguir prestar serviƧos cada vez mais personalizados, conforme os anseios, desejos individuais.

Quando se entra no cunho da Lei Geral de ProteĆ§Ć£o de Dados, que estarĆ” em vigor a partir de agosto do ano que vem, vale lembrar que as organizaƧƵes serĆ£o responsabilizadas por qualquer vazamento, independentemente do mĆ©todo de coleta.

Ɖ um desafio para a gestĆ£o se modificar em relaĆ§Ć£o ao armazenamento dessas informaƧƵes, em vista que Ć© uma nova prĆ”tica a se adotar. A privacidade quanto ao uso de dados agora Ć© muito mais rĆ­gida e delimitado por lei, sem grandes margens a interpretaƧƵes.

Por isso, o setor corporativo tĆŖm corrido atrĆ”s tentando se adaptar, movimento que comeƧou pela Europa e agora chegou ao Brasil, principalmente no que tange o consentimento, detalhamento e o que serĆ” feito com a sua informaĆ§Ć£o, de forma transparente e clara.

A rede do Zuckenberg, por exemplo, anunciou, recentemente, que estĆ” aprimorando suas polĆ­ticas para permitir que usuĆ”rios vejam e controlem os dados que outros sites e aplicativos compartilham com a rede social, mas o cuidado do usuĆ”rio das empresas com essa questĆ£o deve ser constante.

Para a pessoa fĆ­sica, a mudanƧa na lei nacional facilita os diversos controles de atualizaĆ§Ć£o de seus dados junto Ć s empresas, em qualquer momento, ou atĆ© a exclusĆ£o destes.

ƀs corporaƧƵes, o momento de instaurar a cultura de transparĆŖncia e controle Ć© agora, iniciando por um mapeamento diagnĆ³stico, estruturaĆ§Ć£o de um plano de aĆ§Ć£o para executar os controles necessĆ”rios, investimento em seguranƧa da informaĆ§Ć£o, desenvolvimento de contratos em termos de uso do serviƧo – seja por cliente ou fornecedor – tudo feito de maneira clara, sem as famosas ā€œlinhas pequeninas cheias de pegadinhasā€.

Bem-vindos a uma nova era onde ser transparente com seus pĆŗblicos, internos e externos, nĆ£o Ć© mais opcional, e sim uma obrigaĆ§Ć£o, independente do seu ramo de atuaĆ§Ć£o, tamanho ou localizaĆ§Ć£o.

* Eduardo Tardelli Ć© CEO da upLexis

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