NOT√ćCIAS

82% desobedecem a TI e usam aplicativos n√£o autorizados na nuvem

82% desobedecem a TI e usam aplicativos n√£o autorizados na nuvem

by 19 de outubro de 2016 0 comments

A SolarWinds, de softwares de gerenciamento de TI, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa ‚ÄúA TI est√° em todos os lugares‚ÄĚ. Os resultados demonstram como o dom√≠nio da tecnologia est√° se expandindo al√©m das fronteiras tradicionais dos dispositivos de propriedade da empresa. A pesquisa foi realizada em raz√£o do Dia do Profissional de TI comemorado hoje, 19 de outubro

‚ÄúPara comemorar o Dia do Profissional de TI deste ano, queremos chamar a aten√ß√£o para a grande responsabilidade desses especialistas em gerenciar um conjunto cada vez maior de tecnologias, sejam aquelas utilizadas pelas empresas ou os dispositivos de usu√°rios finais e aplicativos de nuvem fornecidos por fornecedores externos‚ÄĚ, afirma Joseph Kim, vice-presidente s√™nior e diretor de tecnologia da SolarWinds.

A pesquisa ‚ÄúA TI est√° em todos os lugares‚ÄĚ √© composta por dois estudos. O primeiro se concentra nas perspectivas dos usu√°rios em rela√ß√£o ao cen√°rio de evolu√ß√£o das tecnologias de neg√≥cios e o papel dos profissionais de TI nele, enquanto o segundo destaca os pontos de vista dos profissionais de TI. Dentre as principais descobertas, temos:

Cada vez mais usu√°rios finais no Brasil est√£o se conectando a um conjunto variado de dispositivos eletr√īnicos, incluindo aparelhos pessoais √†s redes corporativas.

· 57% dizem que conectam mais dispositivos, sejam pessoais ou da empresa, a redes corporativas hoje do que há dez anos, uma média de quatro a mais por usuário.

· 57% conectam mais dispositivos pessoais a redes corporativas hoje do que há dez anos, uma média de três a mais por usuário.

· 80% afirmam que conecta um computador laptop/desktop a redes corporativas, 69% um smartphone e 29% um tablet.

¬∑ 37% conectam dispositivos eletr√īnicos menos comuns a redes corporativas, como caixas de som Bluetooth, media players de streaming, tecnologias vest√≠veis e eReaders.

Cada vez mais, a tecnologia da qual os usuários finais dependem está fora da infraestrutura local de seus funcionários e inclui aplicativos baseados em nuvem e recursos de trabalho utilizados além do escritório.

¬∑ 60% dos profissionais de TI do mundo inteiro afirma que suas organiza√ß√Ķes permitem/facilitam o uso de aplicativos baseados em nuvem; 71% tamb√©m estima que usu√°rios finais utilizam, pelo menos ocasionalmente, aplicativos em nuvem n√£o autorizados pela TI.

· 82% dos usuários finais admite o uso desses aplicativos (tanto os autorizados quanto os não autorizados pela TI) no trabalho.

· 77% dos usuários finais dizem que costuma utilizar aplicativos relacionados ao trabalho fora do escritório, seja em dispositivos da empresa ou em aparelhos próprios.
Apesar do aumento do uso de tecnologias externas, os usu√°rios finais ainda responsabilizam os profissionais de TI pelo desempenho delas.

· 62% dos profissionais de TI afirmam que a expectativa de dar suporte aos dispositivos pessoais dos usuários conectado a redes corporativas é muito maior do que há dez anos, enquanto 76% dos usuários finais espera que os profissionais de TI de seus empregadores garantam o desempenho desse tipo de dispositivo.

· 43% dos profissionais de TI diz que os usuários esperam, ao mesmo tempo, a resolução de problemas entre a tecnologia e os dispositivos pessoais e da empresa.

· 87% dos usuários finais espera que os profissionais de TI de seus empregadores garantam o desempenho de aplicativos baseados em nuvem usados no trabalho, e 56% alega que, quando esses aplicativos não funcionam conforme o esperado, a culpa é dos profissionais de TI.

· 64% dos profissionais de TI diz que os usuários esperam, ao mesmo tempo, a resolução de problemas com aplicativos baseados em nuvem e aplicativos locais (aqueles gerenciados diretamente pela TI).

· 72% dos usuários finais espera que os aplicativos de trabalho usados fora do escritório funcionem no mesmo nível e recebam o mesmo tipo de suporte dos profissionais de TI de seus empregadores, enquanto 83% dos profissionais de TI diz que fornece tal suporte pelo menos ocasionalmente.

‚ÄúOs principais resultados mostram que, mais do que nunca, os usu√°rios finais est√£o rompendo os limites da TI tradicional al√©m das quatro paredes das organiza√ß√Ķes‚ÄĚ, acrescentou Kim. ‚ÄúA TI est√° em todos os lugares e, como resultado, os profissionais de TI est√£o sendo cada vez mais cobrados para garantir disponibilidade e desempenho cont√≠nuos para todos os dispositivos e aplicativos, muitos dos quais eles n√£o controlam. Todos os setores j√° sentiram o impacto de uma depend√™ncia maior na tecnologia, mas nenhum deles como o pr√≥prio setor de TI. Sendo assim, em reconhecimento a todos os profissionais de TI, √© com grande satisfa√ß√£o que celebramos esse dia e destacamos esse trabalho √°rduo de manter as empresas funcionando dia ap√≥s dia.‚ÄĚ

Realizada em junho de 2016 o primeiro dos dois estudos foi conduzido pela Harris Poll em nome da SolarWinds e entrevistou 474 usu√°rios finais de tecnologia do Brasil que eram empregados, mas n√£o profissionais de TI. O segundo estudo foi feito pela SolarWinds em julho de 2016 e ouviu 276 profissionais de TI do mundo inteiro. Os documentos podem ser acessados clicando neste link.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *