NOTÍCIAS

5G ainda é promessa distante. Mas já tem logotipo

5G ainda é promessa distante. Mas já tem logotipo

by 13 de fevereiro de 2017 0 comments

A telefonia celular de quinta geração (5G) é uma evolução desejada por usuários desde que foi anunciada como substituta do 4G e um grupo de estudos foi formado, por volta de 2008. Ela promete maiores velocidades, capacidade de trafegar dados e conexões para – ao pé da letra – qualquer coisa que se possa imaginar. Só que ela ainda deve demorar alguns anos para fazer parte de nossas vidas.

As previsões apontam para que a 5G chegue por volta de 2020. Não é uma data certa. Há discussões ainda em curso que podem atrasar o lançamento. A tecnologia que dá maior velocidade, capacidade de banda e conectividade até que tem evoluído bem. O maior problema da futura telefonia móvel é seu custo para operadoras e clientes. A renovação dos equipamentos de telecomunicações deve ter um impacto significativo nessas empresas e elas terão de repassar esses custos para os clientes ou contar com gordíssimos subsídios do governo. Ainda não está claro qual o valor exato dessa evolução e quem pagará por isso.

Outro problema é o consumo de energia que a 5G trará. É um obstáculo passível de ser superado, mas ele existe. Para trazer todas essas facilidades, a futura telefonia móvel consumirá mais energia do que as redes de telefonia consomem hoje. Os estudos têm avançado bastante nesse ponto e até o lançamento a tecnologia provavelmente evoluirá para equacionar essa questão. De resto, devemos torcer para que nenhum conflito político ou crise no mundo interrompa os modelos de geração de energia que temos ou diminuam o fôlego para investimentos em infraestrutura de telecomunicações.

Identificação
Mas se a tecnologia ainda está distante e cheia de obstáculos, o logotipo da 5G já é oficial. Pode parecer algo insignificante, mas a divulgação dele pela 3GPP (organização que cuida dos padrões celulares) mostra que o avanço já começa a ganhar forma.

Por exemplo, ele realmente irá chamar-se 5G. Sim, até então, não havia um nome oficial para a evolução do 4G. Chamávamos de 5G por pura inércia e também porque as evoluções anteriores não pareciam algo novo exatamente. Assemelhavam-se mais com melhorias. Como, por exemplo, as redes LTE, LTE Advanced e LTE Advanced Pro.

Outro cuidado da 3GPP é que a divulgação do logotipo evite que empresas comecem a chamar qualquer coisa de 5G. Já ocorreu com a 4G, com teles chamando HSPA + 3G de 4G.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *