NOT√ćCIAS

33% das empresas já cancelaram projetos de transformação digital

33% das empresas já cancelaram projetos de transformação digital

by 26 de outubro de 2017 0 comments

Apesar de reconhecer a import√Ęncia da transforma√ß√£o digital, algumas organiza√ß√Ķes ainda enfrentam dificuldade para equilibrar os elementos necess√°rios na entrega digital aos clientes. √Č o que aponta o novo relat√≥rio da Fujitsu Global ‚Äď The Digital Transformation PACT. Dos mais de 1.600 l√≠deres empresariais entrevistados em 13 pa√≠ses na Europa, √Āsia, Oceania e Am√©rica, 33% afirmaram j√° ter cancelado um projeto de transforma√ß√£o digital nos √ļltimos dois anos com um custo aproximado de R$ 1,6 milh√£o, enquanto 28% j√° tiveram um projeto malsucedido, com valor de aproximadamente R$2,1 milh√Ķes. Al√©m disso, o estudo revela: para 84% das empresas, seus clientes esperam que elas sejam mais digitais, enquanto 71% acreditam estar ultrapassadas em rela√ß√£o aos seus concorrentes. Vale ressaltar que 66% dos executivos temem perder seus clientes como consequ√™ncia da transforma√ß√£o.

Perceber a transforma√ß√£o digital vai muito al√©m da tecnologia. A pesquisa avaliou como as empresas se posicionam em rela√ß√£o aos quatro elementos estrat√©gicos necess√°rios para transformar digitalmente: Pessoas, A√ß√Ķes, Colabora√ß√£o e Tecnologia (PACT). As organiza√ß√Ķes reconhecem a import√Ęncia da transforma√ß√£o digital: 46% j√° implementaram projetos de transforma√ß√£o e 86% j√° est√£o se planejando para o impacto da tecnologia em seus neg√≥cios al√©m dos pr√≥ximos 12 meses. No entanto, as empresas continuam enfrentando desafios nos quatro pilares do PACT.

‚ÄúA tecnologia pode ser realmente transformadora, mas aproveitar ao m√°ximo o digital requer mais do que as ferramentas modernas‚ÄĚ, afirma Duncan Tait, CEO, Vice-Presidente Corporativo Senior e Chefe das Am√©ricas e da EMEIA na Fujitsu. ‚ÄúEmbora as empresas reconhe√ßam atualmente a necessidade de adotar e se adaptar √† tecnologia, ainda existem quest√Ķes importantes que contribuem para taxas relevantes de falha e altos custos. Para perceber sua vis√£o digital, √© crucial ter habilidades certas, parcerias de processos e tecnologia implementada. Com a ruptura digital mudando rapidamente o cen√°rio de neg√≥cios, as empresas n√£o podem se dar ao luxo de falhar em sua transforma√ß√£o‚ÄĚ.

De acordo com Nilton Hayashi da Cruz, diretor de Marketing e de Desenvolvimento de Novos Neg√≥cios da Fujitsu no Brasil, a pesquisa √© importante para refor√ßar a import√Ęncia do equil√≠brio entre os quatro pilares do PACT para alcan√ßar sucesso na era da transforma√ß√£o digital. ‚Äú√Č comum ouvirmos que as companhias precisam se adaptar e alcan√ßar o sucesso digital, por√©m n√£o devemos relacionar esse sucesso apenas ao fato de possuir tecnologias de ponta dentro da organiza√ß√£o. Isso faz a diferen√ßa, mas muito mais que isso, a tecnologia precisa de colabora√ß√£o. O equil√≠brio entre os quatro elementos estrat√©gicos guiar√° as empresas de TI que buscam inovar e se destacar nesse cen√°rio de transforma√ß√£o constante‚ÄĚ, completa.

Pessoas
Com relação à aproximação com pessoas envolvidas na transformação digital, a maioria dos líderes empresariais entrevistados (90%) tomam medidas para aumentar seu contato com a experiência digital. Com 70% admitindo que há uma clara ausência de habilidades digitais dentro da organização, 80% alegam que essa falta de habilidade é o maior obstáculo para abordar a segurança cibernética. Olhando para o futuro, as habilidades continuarão como uma questão comercial chave; 93% dizem que a equipe de funcionários será importante para o sucesso de sua organização nos próximos três anos, enquanto 83% acreditam que a inteligência artificial transformará as habilidades necessárias até 2020.

A√ß√Ķes
Olhando para as a√ß√Ķes, ou seja, os processos e comportamentos necess√°rios para que a transforma√ß√£o digital funcione, 90% dos l√≠deres empresariais dizem que sua empresa possui uma estrat√©gia digital claramente definida, enquanto 83% est√£o confiantes de que o resto dos colaboradores sabe do que se trata essa transforma√ß√£o.

No entanto, 74% afirmam que os projetos realizados geralmente n√£o est√£o ligados √† estrat√©gia comercial abrangente. J√° 72% dizem que os projetos digitais s√£o a √ļnica maneira pela qual as organiza√ß√Ķes podem completar inova√ß√Ķes significativas. Crucialmente, 66% dizem que o pre√ßo de falhas os levou √† uma transforma√ß√£o digital tardia.

Colaboração
Resultados demonstraram que os líderes empresariais já tomam medidas positivas em relação à colaboração: Com 63% das empresas empreendendo ou planejando empreender projetos de co-criação, com parcerias incluindo especialistas em tecnologia (64%) e clientes existentes (42%).

Surpreendentemente, 79% afirmaram estar dispostos a compartilhar informa√ß√Ķes confidenciais como parte desses projetos de co-cria√ß√£o. No entanto, 73% afirmam que a falta de resultados dentro de um prazo r√°pido poderia colocar fim √†s suas parcerias estrat√©gicas.

Tecnologia
Quando se trata de tecnologia, os l√≠deres empresariais planejam implementar uma ampla gama de sistemas. Nos pr√≥ximos 12 meses, mais da metade tem a inten√ß√£o de apresentar solu√ß√Ķes de seguran√ßa cibern√©tica (52%), Internet das Coisas (51%), Computa√ß√£o em Nuvem (47%) e Intelig√™ncia Artificial (46%).

Os líderes empresariais estão conscientes do impacto disruptivo que as mudanças tecnológicas trarão, já que 86% dizem que a capacidade de mudança será crucial para sobrevivência nos próximos cinco anos. No entanto, 71% estão apreensivos com a capacidade da organização em se adaptar a tecnologias como inteligência artificial.

‚ÄúVoc√™ pode ter as pessoas mais brilhantes e progressistas na sua empresa, mas eles v√£o mergulhar em uma cultura que sufoca a inova√ß√£o. Somente trazendo equil√≠brio para esses quatro ingredientes vitais ‚Äď Pessoas, A√ß√Ķes, Colabora√ß√£o e Tecnologia ‚Äď as organiza√ß√Ķes podem prosperar nesta era digital ‚ÄĚ, completa Tait.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *