NOT√ćCIAS

F√°bricas do futuro precisam de engenheiros do futuro

F√°bricas do futuro precisam de engenheiros do futuro

by 1 de agosto de 2017 0 comments

* Por Mario Belesi

√Ä medida que os fabricantes priorizam a busca por novas maneiras para eliminar o desperd√≠cio e aumentar a produtividade, a tecnologia torna-se pe√ßa fundamental desse quebra-cabe√ßa. A ind√ļstria da Internet das Coisas (IoT), a rob√≥tica e a manufatura aditiva ‚Äď para nomear apenas algumas ‚Äď s√£o cada vez mais vitais para o sucesso dos produtos e da linha de produ√ß√£o. As f√°bricas do futuro, tamb√©m conhecidas como Smart Factories, vindas da 4¬™ Revolu√ß√£o Industrial, s√£o marcadas pelo trabalho conjunto de seres humanos e tecnologia em um modo que combina o mundo virtual e f√≠sico. No entanto, as pessoas que fazem parte dessa equa√ß√£o est√£o preparadas para essas tarefas?

Muitos especialistas dizem que essa resposta ainda não existe e que a educação em engenharia precisa de uma nova abordagem para atender às recentes habilidades exigidas por esse novo ambiente. Modelos de negócios totalmente novos estão emergindo enquanto o mundo virtual se torna mais integrado com o mundo físico. A próxima geração de engenheiros deve ser ensinada de uma forma interdisciplinar para que entenda não somente de sua área de conhecimento específica, mas também de como ela se une a outras disciplinas no objetivo de colocar novos produtos no mercado de forma rápida e efetiva.

Esses engenheiros também se beneficiam de uma abordagem que simula a colaboração virtual e equipes interculturais, encontradas no modelo de trabalho da maioria das empresas atuais. Se os estudantes não forem educados de forma a considerar o modelo global e a trabalhar em equipes multidisciplinares, que são uma marca das fábricas modernas, eles terão que aprender isso na prática, o que diminuirá a produtividade.

Habilidades
Institui√ß√Ķes educacionais ao redor do mundo, especialmente na Alemanha, Fran√ßa, √ćndia e nos Estados Unidos, est√£o utilizando programas inovadores para a capacita√ß√£o da nova gera√ß√£o de engenheiros. As iniciativas escolares est√£o cada vez mais se aproximando dos profissionais da ind√ļstria para entenderem o que √© necess√°rio em seus neg√≥cios e ajudarem a desenhar novos ambientes de aprendizado que possam melhor preparar os estudantes para habilidades t√©cnicas de alto n√≠vel, bem como para a mentalidade de colabora√ß√£o exigida para se sobressair no modelo das f√°bricas atuais.

Cabe aos l√≠deres e gestores motivarem esse novo ambiente de ensino para que o mercado conquiste um novo patamar de excel√™ncia. A tecnologia necess√°ria para essa transforma√ß√£o j√° existe. Com a ado√ß√£o de solu√ß√Ķes 3DEXPRIENCE as empresas conquistar√£o excel√™ncia, efici√™ncia, produtividade e, claro, melhor lucratividade.

* diretor da Dassault Systèmes, responsável por
Solidworks para a América Latina

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *