NOTÍCIAS

10 novidades do Windows 10 que estarão nas rodas de conversas desta semana

10 novidades do Windows 10 que estarão nas rodas de conversas desta semana

by 3 de agosto de 2015 0 comments

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, foi lançado gratuitamente dia 29 para que usuários pré-cadastrados fizessem a atualização. Já foram mais de 65 milhões de downloads desse produto que é a maior aposta da empresa para tornar-se novamente uma companhia com a cara da tecnologia atual. Boa notícia: o Internet Explorer está praticamente enterrado. Má notícia: não foi dessa vez que a empresa viu-se longe de críticas. Conheça os 10 assuntos principais que serão levantados em conversas sobre o Windows 10 e fique afiado para qualquer discussão entre fãs de tecnologia.

1- Polêmicas atualizadas
Com o Windows 10, o novo navegador da Microsoft Edge se torna padrão. Alguns usuários reclamaram que mesmo definindo o Firefox e o Chrome como o preferido, o processo atropela essa escolha. A Mozilla, criadora do Firefox emitiu dura carta criticando isso. O Edge é sem dúvida um bom navegador, com recursos interessantes (Tchau IE, já vai tarde). O problema está sendo o processo de instalação. Não foi bem aceito também o jogo de cartas Solitaire novo, que agora tem uma versão premium paga com mais recursos. Isso, aliás, foi visto por vários analistas como um pagamento disfarçado pela atualização do sistema.

2- Nostalgia do PC
A volta da barra iniciar do lado esquerdo da tela foi algo insistentemente pedido por usuários do Windows 8. Ela havia sido substituída por um modelo de “ladrilhos” coloridos que eram mais a cara de um smartphone ou tablet. Os tais ladrilhos não foram aquele sucesso imaginado e a barra antiga voltou remodelada. Usuários podem mudar o visual do Windows 10 para “Modo Tablet” e continuar avançando na experiência com interfaces novas, sem barras antigas. É interessante fazer isso, os ladrilhos são funcionais. A dúvida que fica nesse vai-e-vem é se a padronização desse retorno do recurso é um sinal de que a empresa ainda está presa de alguma forma à era do desktop.

3- Migração de grão em grão
O Windows 10 vem aos poucos. A primeira atualização, enviada na semana passada, é só o começo. Outros pacotes serão enviados, facilitando o processo e – provavelmente – diminuindo em muito os erros comuns nesse procedimento. Grupos de usuários também foram selecionados para uma fila. Primeiro foram 5 milhões escolhidos, que já tinham o Windows 8. Os demais farão a atualização ao longo do ano. Essas escolhas devem facilitar a vida de muitos fãs da empresa e preservar milhões de conexões de um possível travamento. Outras empresas poderiam copiar esse modelo.

4- Privacidade continua um problema
O conceito de privacidade parece algo indigesto para os negócios da Microsoft. Além da questão do navegador Edge, a empresa sofreu críticas pela padronização de desativar vários itens de privacidade dos usuários durante a atualização. É possível reverter isso, abrindo algumas janelas e dando alguns cliques. Mas nem todos gostaram de terem suas escolhas atropeladas.

5- Cortana será sua secretária sonhada
A assistente virtual por comando de voz da Microsoft ficou pra mais adiante. A Cortana é um novo meio de interagir com o computador e tem avanços significativos prometidos para o Windows 10. Para os usuários que falam português, ela ainda deve demorar alguns meses. Mas é uma das grandes novidades positivas do sistema. Se você sonha com algo a mais que sua secretária possa fazer, envie feedback para a empresa. A tecnologia avança tão rápido que seu sonho pode virar realidade numa versão futura do Windows.

6- Segurança é ponto positivo, mas…
A Microsoft cansou de divulgar que o novo sistema seria o mais seguro jamais feito. O Defender realmente veio mais atualizado e trabalha em tempo real. Outro avanço é o Hello, que permite uso de biometria para fortalecer a identificação. Mas especialistas em segurança criticaram a inclusão do Flash e PDF Reader no navegador Edge nativamente. Os dois são considerados vulneráveis. Há dúvidas sobre como a atualização automática deles impedirá isso. O mesmo para a inclusão do asm.js, um subset de javascript. Uma boa análise está no site NetSecurity. Outro problema precisará de tempo para ser verificado. Um recurso do WiFi Sense foi apontado como um verdadeiro buraco que divulgaria suas senhas de rede sem fio para contatos. A Microsoft foi rápida em desmentir isso. Nesses primeiros dias nenhum problema foi relatado. Vamos torcer para ter sido um mal entendido de empresas de segurança em busca de manchetes.

7- Multitarefa para quem quer multitarefa
O novo sistema permite que todos possam usar o recurso de várias áreas de trabalho, personalizando os recursos e widgets. Isso só era uma experiência agradável para quem usava smartphones, tablets e computadores com outros sistemas. Se você é daqueles que têm maior produtividade fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, irá gostar disso. Se não é, fuja. Multitarefa é muito bom para quem sabe lidar com isso.

8- Candy Crush já vêm instalado
Não precisa dizer mais nada sobre isso. É só curtir.

9- Novo Minecraft de graça
Usuários do Windows 10 terão a versão nova do jogo grátis (OK, nós e muitos fãs de tecnologia sabemos que aquilo é muito mais do que um jogo). O Minecraft foi talvez a melhor aquisição da Microsoft em anos. Espera-se que ele mude o modo como a empresa se relaciona com usuários e desenvolvedores por causa de sua comunidade enorme, participativa e fanática. Se você não acha isso um grande ponto positivo, experimente dizer ao seu filho que o Minecraft estará de graça.

10- Organização inteligente
A Microsoft deu sinais de que o conceito de UX (user experience) já está em seu sangue. Não afirmamos que ela acertou em tudo, mas que está se esforçando. Tirando a polêmica sobre a barra de tarefas e o significado dessa volta ao passado, o sistema todo tem vários pontos relevantes sobre UX. Destaque para a navegação da Internet, que conta agora com uma espécie de hub no qual tudo está guardado. É uma forma fácil de acessar desde os links favoritos até os downloads em andamento. É simples e eficiente. E serve para usuários de vários níveis. O mesmo ocorreu com a central de ações. Várias configurações do sistema podem ser modificadas lá. Geralmente, coisas assim deixam a impressão de terem sido feitas para analfabetos digitais de tão cheias de avisos de “tenha cuidado”. Não foi o caso agora.

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *