NOTÍCIAS

USP debate a presença das mulheres na computação

USP debate a presença das mulheres na computação

by 5 de março de 2018 1 comment

Disseminar conhecimentos e experiências sobre três relevantes questões que estão sendo amplamente discutidas na área de informática: presença das mulheres na computação, inteligência artificial e segurança. Esse é o objetivo da 9ª Escola Regional de Informática (ERI), que acontecerá na próxima semana, nos dias 12, 13 e 14 de março.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),  o evento será realizado simultaneamente em três cidades diferentes:  São Carlos, Presidente Prudente e Marília. Cada dia do evento é destinado a um dos temas, que será abordado por meio de minicursos e palestras.

Em São Carlos, o evento acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. “A ideia do evento é ser itinerante: ofereceremos a mesma programação em cidades diferentes. Assim, poderemos atrair pessoas de toda a região oeste de São Paulo e possibilitaremos que os interessados escolham o local mais acessível”, afirma a professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, que faz parte do comitê organizador.

Um dos dias da escola será dedicado a debater a participação das mulheres na computação. A estudante Sabrina Tridico, que cursa Ciências de Computação no ICMC, falará sobre sua experiência no Grace Hopper Celebration 2017, um congresso internacional de mulheres que atuam na área e explicará como as garotas podem participar da iniciativa.

Além disso, a doutoranda Daniela Ridel falará sobre o programa Technovation, que também tem buscado incluir mulheres na computação. Haverá, ainda, duas palestras sobre o programa Meninas Digitais, da SBC, que visa estimular meninas do ensino fundamental e médio a conhecerem o universo da computação. Os outros dois dias do evento serão dedicados a abordar temas que estão sendo amplamente debatidos na área: segurança e deep learning, uma subárea da inteligência artificial.

Quem desejar participar da escola em São Carlos, deve acessar este link icmc.usp.br/e/4a86f, criar uma conta e realizar a inscrição. Já aqueles que desejarem ir ao evento em Presidente Prudente ou Marília devem acessar o site do evento. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 320, de acordo com o nível de formação do interessando (estudante de graduação, pós-graduação e profissionais da área), e os associados à SBC têm descontos. Os valores podem ser consultados no site da Escola.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

1 Comment so far

Seja o Primeiro a Comentar Este Post
  1. ammar
    #1 ammar 8 março, 2018, 04:42

    Infelizmente isso pode acontecer! Sabemos que Marília está em pleno crescimento e com grandes chances. Enquanto isso uma ala do PT esta cozinhando o desenrolar das negociativas com o PSB, e se mais próximo das eleições Marília estiver bem nas pesquisas como atualmente não tenham dúvidas ela será a candidata do PT.

    Reply this comment

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *