NOTÍCIAS

Twitter bloqueia governo de acessar base de dados

Twitter bloqueia governo de acessar base de dados

by 9 de maio de 2016 0 comments

O governo dos Estados Unidos viu cancelado o acesso direto que tinha ao banco de dados de tweets públicos. O acesso era possível graças à empresa Dataminr, especializada na analytics e que possui ferramentas específicas para minerar as informações do que é publicado diariamente na rede de conteúdo Twitter.

De acordo com uma fonte entrevistada pelo The Wall Street Journal , o acesso foi bloqueado e isso está impedindo o governo de “escutar” conversas de usuários com uma das ferramentas mais poderosas à disposição de investigações e usadas por serviços de espionagem em todo o mundo.

Twitter e Dataminr não confirmaram os detalhes publicamente, mas alguns funcionários do departamento de inteligência já corroboraram a história em outros noticiários.

A Dataminr analisa milhões de tweets a cada dia, procurando informações que sejam relevantes para seus clientes. Na maioria, são empresas que desejam medir como suas fontes de notícias e comunicados especiais se comportam ganhando eco na rede. Também monitoram o que consumidores comentam sobre suas marcas.

Localização
A solução da Datamir também traz capta as localizações geográficas e consegue outros metadados de uma conversa ou informação. Há um verdadeiro mercado com esses dados cruzados. Foram eles, em uma análise da Datamir, que o jornal New York Times conseguiu traçar ligações de terroristas em Bruxelas durante uma reportagem investigativa e, posteriormente, forneceu esses dados para os serviços de inteligência americanos comentarem.

De acordo com o Twitter, ele nunca autorizou a venda de dados a qualquer agência do governo para fins de vigilância. Mas, aparentemente, a Dataminr permitia certos serviços de espionagem de acessar a base de dados que coletava do Twitter a qualquer hora.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *