NOTÍCIAS

Tentativa de selfie destrói estátua centenária de herói de Portugal

Tentativa de selfie destrói estátua centenária de herói de Portugal

by 4 de maio de 2016 1 comment

Uma estátua do rei Dom Sebastião, em Lisboa, foi destruída por um jovem de 24 anos que tentou tirar a selfie perfeita com a imagem do herói de Portugal. O incidente ocorreu ontem de noite quando o rapaz subiu na obra de mais de 125 anos para fazer a foto e a estrutura não suportou, cedendo.

A estátua teve sérios danos estruturais. Já o jovem não sofreu ferimentos. Agentes da guarda portuguesa que passavam pelo local autuaram o fotógrafo frustrado e registraram o caso na delegacia. A Infraestrutura de Portugal, órgão que zela por monumentos históricos e espaços públicos, divulgou nota lamentando o ocorrido e enfatizando que irá apresentar queixa-crime contra o jovem e pedirá a ele o custo da reparação.

Ainda é incerto o valor e a forma como será a restauração. Autoridades portuguesas dizem-se perplexas com o fato e, por falta de antecedentes, ainda não sabem como fazer para trazer de volta D. Sebastião.

O rei é emblemático na cultura portuguesa. Uma crença política baseada no messianismo prega que D. Sebastião voltará a qualquer momento para libertar a política do país dos usurpadores e trazer a felicidade ao povo novamente. O sebastianismo começou a surgir após o desaparecimento do rei durante uma expedição na África. A falta de herdeiros diretos trouxe confusão na sucessão e vários golpes políticos.

Sebastianismo
Esperançosos de novos tempos, alguns portugueses começaram a crer que o herói estava só foragido e poderia voltar, numa manhã de nevoeiro, para organizar novamente o reino. Esse é basicamente o resumo do sebastianismo.

Mas, sem ainda projeto para refazer a estátua ou custos, portugueses e turistas terão de se contentar apenas com o nevoeiro na estação do Rossio. Por enquanto, D. Sebastião não volta nem há notícias de quando voltará.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

1 Comment so far

Seja o Primeiro a Comentar Este Post
  1. Vespa
    #1 Vespa 3 outubro, 2017, 15:15

    Vamos lá, o Sebastianismo não tem nada a ver com políticos nem com usurpadores e muito menos com políticos usurpadores. Dom Sebastião morreu numa campanha militar no norte de África o que teve como consequência a substituição do Rei de Portugal pelo Rei de Espanha dando início à União Ibérica. Filipe II não usurpou o poder porque ele era herdeiro legítimo. A volta de Dom Sebastião seria para recuperar o trono e restaurar a independência plena. Não foi preciso ele voltar para retomarmos o nosso caminho. O sebastianismo não tem qualquer relação com a sociedade actual.

    Reply this comment

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *