NOTÍCIAS

SBC fará “Censo da Área de Computação Nacional”

SBC fará “Censo da Área de Computação Nacional”

by 10 de julho de 2017 0 comments

A realização de um censo da área de computação no Brasil foi uma das novidades anunciadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), durante a 37ª edição do Congresso da entidade, principal evento do segmento no País. Sob o mote “Computação para tudo e tod*s”, o encontro reuniu, em São Paulo, entre os dias 2 e 6 de julho, universitários, professores, pesquisadores e profissionais da área de informática para debater tendências e promover o diálogo e a troca de experiências.

O presidente da SBC, Lisandro Zambenedetti Granville, explica que o objetivo do censo é tornar as informações sobre os cursos de computação mais acessíveis às pessoas. “Atualmente, um estudante que decide ingressar em uma graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) na área de informática enfrenta um enorme obstáculo para obter informações tanto de localização, quanto de qualidade, dos cursos”, comenta.

“Além de fornecer uma visão unificada aos estudantes, que saberão as regiões do País onde se concentram estes cursos e as suas respectivas avaliações do CAPES – no caso de pós-graduação -, este levantamento também será importante para a aplicação de políticas públicas, ao expor regiões que estão desassistidas e que podem ter um impacto econômico positivo com a implementação de cursos que supram esta demanda”, conclui Lisandro.

Conteúdos
Outra novidade anunciada durante o congresso foi o lançamento do projeto “Plataforma de Conteúdos”, que disponibilizará online ao público todas as informações reunidas pela SBC, como artigos científicos e palestras ministradas durantes os eventos da entidade.

Neste ano, o Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), principal fórum científico do encontro, contou com a participação de um Hackathon, que desafiou os participantes a construírem uma solução no âmbito de internet das coisas e alinhada com o tema do encontro.

O congresso da SBC contou com mais de 23 eventos e atividades nos quais os participantes debateram assuntos como inclusão digital, computação cognitiva, computação móvel, internet das coisas, segurança da informação, entre outros.

O uso ético dos algoritmos por multinacionais da tecnologia e os seus impactos na sociedade; os reais benefícios da ‘Internet das Coisas’; as mudanças que o avanço da Inteligência artificial está provocando no mercado de trabalho; os problemas de privacidade causados pelo blockchain; a computação aplicada à gestão do meio ambiente e dos recursos naturais e formas de implementação do raciocínio estruturado (pensamento computacional) para solucionar problemas em todas as áreas de atuação foram algumas das questões debatidas no encontro.

Em 2018, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação será realizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, e tratará de “Computação e Sustentabilidade”.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *