NOTÍCIAS

Rússia mostra uniforme da guerra do futuro

Rússia mostra uniforme da guerra do futuro

by 7 de julho de 2017 0 comments

Sombrio, assustador, capaz de intimidar qualquer inimigo e um sinal claro de que as guerras do futuro serão tudo aquilo que a ficção científica previu. Assim é o novo uniforme das forças armadas russas, apresentado essa semana pelo TsNIIMash (sigla em russo para o Instituto Central de Pesquisa de Máquinas e Equipamentos) um órgão de pesquisas ligado à Aeronáutica.

Todo em tons negros e cinzas, a vestimenta é uma proteção e uma arma ao mesmo tempo. Ela é, na verdade, um exoesqueleto disfarçado. Esse esqueleto robô é capaz de dar mais força aos soldados durante o combate ou nas caminhadas com suprimentos e munição nas costas. O capacete – que muitos lembraram das tropas do Império, do filme Star Wars – é feito para proteger completamente o crânio do soldado e o visor projeta dados sobre o campo de batalha.

O traje-equipamento das forças russas foi mostrado no evento “10 Tecnologias do Futuro para a Rússia”, uma feira de ciência dentro do encontro sobre prototipagem alta complexidade e cibernética, promovidos pelo Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa – devidamente destacado no noticiário local. A apresentação impressionou a todos e há vídeos na internet sobre o uniforme. Contudo, não foram divulgados outros detalhes de como funciona o aparato em cada um de seus avanços.

Algumas especulações apontam que o exoesqueleto é feito em titânio, um metal leve e resistente, muito usado em ligas para reforço de outros materiais. O funcionamento do visor é outro mistério. Existe a possibilidade de ele ter diversos tipos de câmeras que podem “enxergar” no escuro ou “ver” calor e movimentos. O capacete é suficientemente grosso para supor que existam diversos sensores lá.

Alguns deles poderiam inclusive dar a situação física do soldado, com medições sobre sua saúde, desempenho e mesmo aconselhar táticas de combate.

As Forças Armadas russas esperam produzir o traje nos próximos anos, dentro de um programa de uso da robótica nas tropas e domínio das armas portáteis e equipamentos militares de alta tecnologia.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *