NOTÍCIAS

Redes Mesh podem ser alternativa para aumentar mobilidade nas empresas

Redes Mesh podem ser alternativa para aumentar mobilidade nas empresas

by 25 de maio de 2017 0 comments

Cresce cada vez o volume de estratégias de mobilidade na cultura das empresas. Serão cerca de 4,6 bilhões de usuários de serviços móveis até 2020, de acordo com estudo da GSMA, o que está fazendo com as corporações busquem soluções em tecnologia para ampliar a flexibilidade e aumentar a produtividade de suas operações. Dados da Anatel indicam que até fevereiro de 2017 o Brasil contava com 242,9 milhões de celulares, uma densidade de 117,34 celulares a cada 100 habitantes.

Mas, mesmo com o aumento considerável do número de adeptos, a expansão da mobilidade encontra um grande obstáculo: a falta de infraestrutura. Não é novidade que a qualidade da malha de rede no país é precária, mas, mesmo assim, as companhias precisam buscar alternativas para atender demandas de conectividade, tendência que ganha cada vez mais força no mercado, tanto por parte dos colaboradores, quanto dos clientes.

Dagoberto Freitas, é especialista em redes de internet e sócio da TI-GO, parceira de valor agregado (VAP) de fabricantes de soluções thin computing e VDI, vê as redes mesh como alternativas acessíveis e que entregam velocidade e qualidade a custos baixos. Segundo ele, a tecnologia é mais estável, segura e ideal para locais onde haja grande circulação de pessoas.

“Com este cenário precário de rede brasileiro, as empresas são obrigadas a investir em alternativas para mobilidade. As redes mesh garantem desempenho e segurança no tráfego de voz e dados que uma rede sem fio convencional, além de serem bem mais flexíveis, podendo realocar e ajustar a quantidade de banda de acordo com o número de usuários no local”, afirma Freitas.

A Teleco, consultoria especializada em telecomunicações revela em pesquisa feita em 2016 a abertura do mindset das empresas para a conectividade. Segundo o estudo realizado com mais de 400 companhias, hoje, mais de 70% das empresas com mais de cem empregados já utilizam celulares e smartphones corporativos.

A tecnologia é versátil e pode ser também catalisadora de projetos inovadores como as cidades digitais. Sua capacidade de cobrir grandes áreas e a alta densidade, é propícia à iniciativas no setor público também. Além disso, uma rede mesh permite a comunicação entre os pontos de acesso (roaming) reduzindo as áreas de sombra e se auto ajustando de acordo com o fluxo de usuários simultâneos e com a capacidade da rede.

“A economia está cada vez mais digital e novos usos estão sendo agregados às rotinas. Todos querem e precisam ficar conectados o tempo todo e com as ferramentas de trabalho disponíveis. Mas, para isso, é necessária uma conectividade eficiente, pois se não a mobilidade pode se tornar um grande problema”, avalia Freitas.

Redes Mesh
As Redes Mesh têm maior desempenho e segurança no tráfego de voz e dados que uma rede sem fio convencional. A implantação do produto é feita de forma simples, a partir de um primeiro ponto de acesso configurado e cabeado à internet, basta colocar os demais aparelhos em uma tomada de rede elétrica e tirar uma foto do QR Code (que fica na parte de trás do equipamento) com o dispositivo que será utilizado (Android, iOS ou PC) que a rede é detectada automaticamente.

A tecnologia automatiza o gerenciamento da rede de acordo com número de usuários, é uma alternativa segura, abrangente e até 30% mais econômica em relação aos produtos tradicionais wireless disponíveis no mercado.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *