NOTÍCIAS

Perfil do governo publica, por engano, várias senhas oficiais

Perfil do governo publica, por engano, várias senhas oficiais

by 10 de janeiro de 2017 0 comments

Alguém no governo brasileiro cometeu um engano embaraçoso para a segurança digital das comunicações oficiais e publicou diversas senhas usadas no Planalto. As informações apareceram em um post do perfil Portal Brasil, no Twitter, perto da hora do almoço desta terça, 10 de janeiro

A Secretaria de Imprensa da Presidência corrigiu o erro em poucos minutos, apagando o post. O perfil Portal Brasil é coordenado pela equipes de Contas Digitais da presidência e emite comunicados oficiais e propagandas do governo. A secretaria não forneceu mais detalhes de como ocorreu o engano.

O erro é típico de quem clicou no arquivo errado em uma das plataformas de publicação de redes sociais. O post deveria ter um link para uma notícia relativa ao tema, anteriormente liberada em algum portal do governo. O mais provável que tenha acontecido é que a pessoa que escrevia o post tenha se enganado e anexado um documento do Google Drive ou o endereço que ficou na memória em vez de fazer isso com uma imagem para ilustrar o texto ou dar o link para a reportagem.

Apesar de banal, o erro é grotesco em termos de segurança digital. Uma vez publicadas, as senhas podem ser usadas por qualquer um para adulterar conteúdos ou mesmo apagar o perfil existente em redes sociais.enganoplanalto-senhas

Troca imediata
A confusão só não foi maior porque as senhas foram trocadas de forma rápida pela secretaria de imprensa. O documento e o post foram replicados por diversas pessoas no Twitter durante boa parte da tarde.

De acordo com a secretaria, o caso já está sendo apurado para verificar o motivo do engano e a pessoa responsável pela falha infantil de segurança. Além do anexo errado, a prática de manter um arquivo com senhas em local de tão fácil acesso e sem qualquer barreira é algo que não é aconselhável.

O arquivo publicado continha as senhas de várias mídias sociais usadas para comunicação oficial. Entre elas estavam as senhas para usar o perfil do Portal Brasil no Twitter, Facebook, Gmail, Youtube e blogs.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *