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Onde começa a Transformação Digital?

Onde começa a Transformação Digital?

by 27 de outubro de 2016 0 comments

* Por Jacqueline Gimenez

Mobilidade, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Cloud Computing, de fato, a economia global do século XXI começou digital e continua em processo de aceleração. Mas, apesar dos avanços tecnológicos, dos ambientes virtualizados à explosão do consumo de tecnologias móveis, como os smartphones, a Transformação Digital aplicada de forma estratégica ficou para trás, aparecendo somente agora nos radares corporativos.

E, independente do segmento, seja no setor banc√°rio, nas telecomunica√ß√Ķes ou no governo, os l√≠deres e tomadores de decis√Ķes devem se fazer as perguntas mais relevantes sobre o processo digital: De que forma somos digitais? Qual √© nossa maturidade digital? Quem est√° usando papel onde dever√≠amos ser digitais?

Segundo pesquisa do grupo McKinsey&Company, empresa global de consultoria de gestão de mercado, as empresas estão preocupadas em aumentar a eficiência em 5 a 10% nos próximos três a cinco anos. E essas metas podem ser mais facilmente atingidas com a substituição de processos internos manuais por fluxos de trabalho digitais.

Quando voc√™ usa uma abordagem abrangente para a forma como os sistemas se integram, ocorre a efici√™ncia. Basta imaginar, o que aconteceria se o sistema de gerenciamento de recursos de sua empresa, o sistema de gerenciamento de recursos do cliente e os sistemas de automa√ß√£o de fluxos de trabalho estivessem todos conectados? E se as atualiza√ß√Ķes de dados acontecessem em tempo real em todos os sistemas?

As empresas ainda se esfor√ßam para entender como uma estrat√©gia de Transforma√ß√£o Digital pode ser aplicada nos setores de marketing, opera√ß√Ķes, vendas e resultados finais. E para isso elas precisam avaliar seu quociente digital: O quanto a organiza√ß√£o √© digital, e o quanto precisa ser automatizado para adotar a transforma√ß√£o digital.

Analistas e influenciadores est√£o prestando aten√ß√£o ao mundo digital moderno. O grupo McKinsey desenvolveu uma m√©trica para avaliar a maturidade digital de dentro das organiza√ß√Ķes, chamada de quociente digital, que avalia 18 pr√°ticas relacionadas √† estrat√©gia, recursos, organiza√ß√£o e talentos, e cultura digitais.

√Ä medida que mais organiza√ß√Ķes idealizam uma experi√™ncia totalmente digital e se empenham em aplicar processos digitais, oferecer recursos modernos e promover uma cultura de crescimento e mudan√ßa, a maneira como elas atingem suas metas se torna uma quest√£o exaustiva.

Mas e se a quest√£o n√£o fosse como, mas onde? E se as solu√ß√Ķes baseadas em localiza√ß√£o fossem realmente adequadas ou fornecessem a chave para a transforma√ß√£o digital bem-sucedida?

A tecnologia dos Sistemas de Informa√ß√Ķes Geogr√°ficas (do ingl√™s Geographic Information System – GIS), que inclui sistemas empresariais, solu√ß√Ķes baseadas em nuvem, aplicativos e recursos m√≥veis, √© f√°cil de usar e permite que as empresas trabalhem com mais efici√™ncia. Isso melhora muito a maneira como as empresas podem aumentar seu quociente digital.

Mas, por que o GIS? Porque a melhor abordagem digital poss√≠vel come√ßa de forma hol√≠stica. Mapas e localiza√ß√Ķes atuam como a estrutura de integra√ß√£o de diversos sistemas. No back-end, onde os sistemas s√£o criados e gerenciados, a tecnologia GIS integra o sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), Business Intelligence (BI), gerenciamento de registros, gerenciamento de ativos e muitos outros sistemas. Enquanto no front-end, onde os trabalhadores e clientes consomem informa√ß√Ķes de dispositivos m√≥veis, computadores e a IoT, os mapas atuam como a perfeita plataforma que conecta todas as informa√ß√Ķes para oferecer √†s pessoas o que elas precisam.

Tempo real
Forne√ßa aos l√≠deres executivos e tomadores de decis√Ķes um painel com dados atualizados em tempo real. √Äs equipes de campo e aos representantes de atendimento ao cliente, entregue comunica√ß√£o via dados m√≥veis. E aos analistas, ofere√ßa an√°lises sofisticadas para a execu√ß√£o de algoritmos, modelos e c√°lculos que fogem do usual. E disponibilize tudo isso em mapas, que s√£o intuitivos e oferecem discernimento e compreens√£o visuais. As pessoas processam as informa√ß√Ķes mais rapidamente quando elas s√£o visuais, e os mapas facilitam a visualiza√ß√£o de padr√Ķes que n√£o aparecem em planilhas e tabelas.

O GIS oferece uma solu√ß√£o digital completa que √© f√°cil, √°gil, conectada e responsiva. A tecnologia avan√ßada revela um tipo de capacidade da localiza√ß√£o que atua como o n√ļcleo do processo digital permitindo a intera√ß√£o com o cliente, o suporte a decis√Ķes, a mobilidade em campo, an√°lises de alto n√≠vel e o gerenciamento de dados. E faz isso revelando os dados que sua organiza√ß√£o j√° tem, provenientes de sistemas como os descritos acima, CRM, B.I., entre outros.

Resumindo, o GIS atende √†s necessidades vari√°veis de funcion√°rios e clientes em termos de acesso a dados, a qualquer hora e em qualquer lugar, em aplicativos f√°ceis de usar. Ao mesmo tempo, abrange sistemas de toda a empresa que substituem processos repetitivos e obsoletos que s√£o demorados e propensos a erros. Em vez de a equipe coletar dados em papel ou em sistemas isolados, ela pode usar a tecnologia de mapa para criar uma plataforma para a coleta de dados. Isso torna os dados dispon√≠veis para toda a organiza√ß√£o e seus parceiros externos, e economiza de forma expressiva o tempo em rela√ß√£o √† entrada de registros em papel ou ao processamento de solicita√ß√Ķes de dados entre departamentos.

As empresas inovadoras de hoje em dia se baseiam na localização para a transformação digital. Por exemplo, a Walgreens, uma das maiores redes de farmácias dos EUA., utiliza processos digitais baseados no GIS para avaliar, em tempo real, os níveis de estoque de medicamentos para gripe em cada ponto comercial, para otimizar os níveis de abastecimento e as vendas. Um abastecimento de produtos em tempo real oferece um atendimento de alta qualidade aos clientes e ajuda uma organização, como a Walgreens, a ser mais lucrativa.

No setor banc√°rio, a tecnologia GIS acelera e otimiza a avalia√ß√£o de riscos, o planejamento de resili√™ncia, a localiza√ß√£o de instala√ß√Ķes e o marketing. Os bancos podem mapear transa√ß√Ķes financeiras de acordo com a origem, o destino, o valor e o cliente para identificar atividades fraudulentas. O GIS revela tamb√©m o contexto por tr√°s dos dados, como, por exemplo, onde o alcance do marketing √© mais eficiente, onde h√° concorr√™ncia, onde h√° inadimpl√™ncias em empr√©stimos ou os impactos de mudan√ßas demogr√°ficas.

Empresas de transportes gerenciam suas frotas com dados em tempo real relacionados √†s condi√ß√Ķes das estradas ou do clima, e isso lhes permite tomar decis√Ķes mais assertivas sobre como gerenciar seus ativos.

As empresas da Telecom podem mapear áreas de serviço, métricas de clientes e iniciativas de marketing para garantir que o alcance esteja de acordo com a necessidade e as oportunidades de crescimento em locais específicos. Visualizar dados de Big Data em um mapa ajuda as empresas a responder a perguntas como: Onde podemos conquistar novos clientes? Qual é a área ideal para expansão? Onde precisamos atualizar equipamentos para melhorar o serviço?

Cada vez mais setores, empresas e entidades governamentais reconhecem o valor de processos digitais. Eles estão começando a ver uma necessidade de planejamento estratégico em oposição à execução tática de recursos digitais. O GIS serve como o ponto de partida perfeito, já que pode oferecer recursos em toda a empresa e integrar-se facilmente aos sistemas existentes. Além disso, fornece a interface intuitiva perfeita tanto para as equipes de trabalho como para os clientes. Se quiser abordar a era da Transformação Digital, não pergunte como. Pergunte onde.

* gerente global de Marketing da Esri

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