NOTÍCIAS

Microsoft lança Teams para concorrer com Slack e Facebook Workplace

Microsoft lança Teams para concorrer com Slack e Facebook Workplace

by 3 de novembro de 2016 0 comments

A Microsoft anuncia hoje o lançamento de sua plataforma de chat social, comunicação unificada e colaboração corporativa. Batizada de Microsoft Teams, a novidade será parte do Office 365 em suas próximas atualizações e versões, para quem assina o serviço do pacote. O alvo é um mercado em franco crescimento e que é dominado pela pequena, porém muito usada, Slack, que tem cerca de 1,5 milhão de usuários mundiais somente nos planos pagos.

A rival não fez por menos e publicou carta com um ligeiro tom debochado, saudando o lançamento da Microsoft e dando boas vindas. No entanto, aproveitou para avisar que tamanho e poder de mercado não são suficientes para o sucesso; “Não são as características (features do programa) que importam”. O texto, publicado em jornais de grande circulação dos Estados Unidos, ainda alfineta a Microsoft, sugerindo que algumas coisas foram copiadas. A carta aberta foi publicada também no site da Slack.

Embora sejam obviamente concorrentes, há diferenças. A começar pelo custo. O Teams não é gratuito. Ele será parte do pacote Office 365, que atualmente é oferecido em serviço pago para empresas. Portanto, para tê-lo, será preciso ser assinante do conjunto de ferramentas de escritório da Microsoft. O Slack é grátis, em um plano básico, e tem funções adicionais em planos de cerca de US$ 6 e US$ 12.

O Teams será integrado com programas da Microsoft, como Skype, Sharepoint, Power Point e provavelmente os futuros desenvolvimentos de 3D e realidade aumentada. O Slack funciona com 750 ferramentas, o Skype inclusive, mas são softwares de terceiros. Nem todos são gratuitos e os do Office, Sharepoint,etc, da Microsoft, não estão lá.

Social corporativo
O Teams pode ser a ponte que faltava para a Microsoft entrar com uma solução de comunicação e colaboração no ramo corporativo. Seu MSN Messenger já é algo sem uso, após um período de relativo sucesso. A empresa comprou o Yammer, em 2012, mas essa espécie de Twitter corporativo nunca se encaixou como deveria no Sharepoint e outros softwares da companhia. O Skype tem perdido atração para o Whatsapp, do Facebook, e o Snapchat. Recentemente, a empresa comprou o LinkedIn, a rede social de terno e gravata, porém é outra incógnita como isso será desenvolvido.

Com o Teams, a Microsoft parece ter chegado a um bom produto e completamente integrado a suas ferramentas. E em um bom momento. Porque, além do Slack, o Facebook Workplace, recém lançado, é outro forte concorrente.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *