NOTÍCIAS

Mais de 60 cidades brasileiras darão adeus à TV analógica

Mais de 60 cidades brasileiras darão adeus à TV analógica

by 22 de março de 2018 0 comments

partir da próxima quarta-feira (28), 10 municípios do Maranhão (incluindo a capital, São Luís) e mais 53 cidades do interior de São Paulo, como Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital.

A ação faz parte da transição nacional que vem sendo normatizada e regulamentada pelo governo brasileiro com a ajuda do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007.

“A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (Emergency Warning Broadcast System) estejam disponíveis em breve”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo.

No entanto, o aspecto mais importante dessa transição ainda está por vir. “A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudança, será possível pensar em trazer para o Brasil tecnologias que já são utilizadas ao redor do mundo, como o 4K”, finaliza José Marcelo.

Uma das exigências para que haja o desligamento é que a maioria dos televisores estejam preparados para receber o sinal digital nas regiões. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), entre as cidades que participarão do “switch off”, a recordista é São Luís, que soma mais de 92% das residências com acesso ao novo sinal.

Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao desfrutar da TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numeração dos analógicos. Na prática, isso significa que os números dos canais permanecerão iguais, evitando confusão e proporcionando ao telespectador uma melhor experiência ao assistir a TV aberta.

Confira abaixo a lista das cidades que iniciam o desligamento no dia 28/03:

Região de Bauru: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Pirajuí, Piratininga e Presidente Alves.

Região de Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Flora Rica, Indiana, Irapuru, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Santo Expedito e Tarabai.

Região de São José do Rio Preto: Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto e Ubarana.

Municípios do Maranhão: Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís.

Fonte: Portal Vida Moderna

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *