NOTÍCIAS

Kassab comandará Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações no governo Temer

Kassab comandará Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações no governo Temer

by 12 de maio de 2016 0 comments

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações deve ficar, no governo interino de Michel Temer, com Gilberto Kassab (PSD). O ex-ministro de Dilma e ex-prefeito de São Paulo já estava na lista divulgada compondo o ministeriado provisório, que assumirá por 180 dias, enquanto a presidente afastada prepara sua defesa na continuação do processo de impeachment. Na cerimônia de posse, Temer confirmou o novo ocupante.

O nome não é novidade, mas a pasta é. O Ministério de Ciência e Tecnologia foi anexado com o Ministério das Comunicações, medida que Temer já havia anunciado, junto com a aglutinação ou eliminação de vários outros ministérios e secretarias.

Em Brasília, o novo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações está ganhando o apelido de “puxadinho”. O termo nasceu de uma declaração do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Lasier Martins (PDT-RS). “Esse deveria ser um ministério autônomo. Oxalá que isso não se confirme”, disse Lasier. O “puxadinho”, agora, já é realidade.

Mas o governo interino está fazendo de tudo para que o rótulo que pegue seja o de “turbinado”. Julga que a união do antigo MCT com o MinC mostre mais força e consiga unir a pesquisa e desenvolvimento do mundo acadêmico com os negócios do setor de tecnologia, informação e comunicações (TICs).

Altos e baixos
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) foi criado por meio do Decreto nº 91.146, de 15 de março de 1985, no governo José Sarney, uma ideia já defendida por Tancredo Neves, que morreu antes da posse. Mas entre o final do governo Sarney e o início da administração Collor, o MCT viveu seus piores momentos e foi rebaixado a secretaria. A pasta voltou durante Itamar Franco e ganhou o adendo de Inovação em 2011.

A repercussão do nome de Kassab é fria. Não gerou grandes aplausos e houve apenas algumas críticas. Provavelmente porque o nome ventilado anteriormente era considerado um desastre. Há dias, estava quase certa a nomeação do pastor Marcos Pereira, presidente do PRB e licenciado pela Igreja Universal, para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *