NOTÍCIAS

Jogos de Inverno mostram 5G e tecnologias novas ao mundo

Jogos de Inverno mostram 5G e tecnologias novas ao mundo

by 19 de fevereiro de 2018 0 comments

Os Jogos Olímpicos de Inverno 2018, que ocorrem em Pyeongchang, na Coreia do Sul, começam a se destacar pela forma como a tecnologia é usada nas transmissões e nos serviços aos turistas e espectadores locais. Realizados em um dos países mais avançados do mundo, os jogos já podem receber o rótulo de os mais avançados da história.

A base de tudo que está sendo mostrado em termos de avanços tecnológicos é a tecnologia de quinta geração de telefonia (5G). Com mair rapidez e capacidade de transmitir dados, as redes estão sendo usadas para que serviços inovadores sejam entregues à população. Pelos locais das competições, estão espalhadas estações de visualização de realidade virtual, video-walls de transmissão em altíssima resolução e até mesmo carros autônomos (sem motorista). não é difícil ver alguém assistindo alguma das modalidades pelo smartphone, ao vivo, sem interrupções e com grande qualidade de vídeo e áudio.

a cidade de pyeongchang tem apenas 44 mil pessoas e se tornou perfeita para os testes de novas tecnologias durante os jogos de inverno. empresas como a intel e samsung montaram verdadeiros quartéis de comando à vésperas do evento para deixar tudo funcionando de uma forma como nunca se viu antes. A sul-coreana de telecom KT entrou como parceira para quase tudo e fez do 5G algo palpável em termos de serviços.

A telefonia 5G só deve chegar aos consumidores do mundo nos próximos anos. Mas é possível ver seu potencial durante a cobertura dos Jogos em Pyeongchang. A Intel instalou dezenas de câmeras dentro dos locais das competições e é possível ter uma ampla visão do que está ocorrendo, mesmo que o espectador esteja a quilômetros do local. Inclusive com mais de um ponto de vista em caso de algum lance polêmico.

As câmeras servem ainda para a transmissão de realidade virtual. Com um visor especial ou dentro de uma das cabines espalhadas pela cidade, é possível ter uma experiência literalmente imersiva do atleta durante a competição. A alta definição do 4k e 8k melhoram ainda mais a sensação de estar lá, ao vivo, nas arenas.

Carros autônomos 
A telefonia 5G também está promovendo a aparição dos carros autônomos da Hyundai. Os veículos sem motorista estão rodando pelas ruas da cidade. A empresa é a maior montadora da Coréia do Sul, e está usando seus SUV Nexo para fazer o transporte de pessoas entre alguns locais de hospedagem e dos jogos.

O carro é só um dos serviços do sistema de infotainment montadora com a KT telecom. As pessoas podem controlar diversos dispositivos eletrônicos inteligentes que possuem, desde que eles tenham sido cadastrados na plataforma.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *