NOTÍCIAS

Internet das coisas terá adoção em massa no Brasil, até 2019

Internet das coisas terá adoção em massa no Brasil, até 2019

by 31 de agosto de 2017 0 comments

O computador pessoal demorou um pouco para ser entendido como algo útil para empresas e pessoas comuns, o mesmo ocorreu com a web e as redes sociais. Mais recentemente, a nuvem teve o mesmo comportamento. Primeiro lento, cheio de dúvidas, para logo em seguida explodir. E a próxima onda tecnológica de grande adoção deve ser a internet das coisas (IoT).

Um levantamento da Aruba mostra que a IoTatingiu um ponto de inflexão na mente de executivos em todo o Brasil. O levantamento aponta que até o ano de 2019 a IoT seguirá rumo à adoção em massa, impulsionada por resultados nos negócios melhores do que se esperava quando começou-se a falar nesse termo.

A empresa entrevistou profissionais brasileiros de negócios e tecnologia da informação (TI) e colocou temas que variam das oportunidades futuras e os desafios a serem enfrentados. As expectativas relacionadas à IoT são altas, o que gera alguma frustração no começo (algo muito normal em todo o ciclo de adoção de tecnologias). Mas o estudo mostrou que aqueles que a implementaram corretamente seus projetos estão conseguindo ultrapassar as metas estabelecidas.

O Brasil é um dos cinco principais países do mundo para empresas que planejam adotar a IoT. Hoje, mais de metade (57%) das empresas já adotaram tecnologias de IoT, e até 2019 esse número deverá atingir 85%.

As aplicações da IoT no mundo real mostram uma promessa significativa, e esta descoberta se reflete em todo o estudo global. A pesquisa pediu às empresas que adotaram a IoT que explicassem os resultados obtidos desde a implementação. Foram recebidas respostas positivas de maneira consistente.

Em todo o Brasil, o retorno do investimento (ROI) em IoT foi em média de 37%. Isto é 9% maior do que a média global. Além disso, mais de um quarto dos entrevistados (27%) relataram ROI em IoT acima de 40%, e 20% deles relataram ROI acima de 60%.

A internet das coisas está sendo usada de forma dispersa. Dos entrevistados, 95% disseram ter visto um aumento na eficiência dos negócios desde a adoção da tecnologia de IoT. Outros 91% dizem que o departamento de TI da organização se tornou mais eficiente. As constatações surpreendem pela abrangência, com 88% dizendo que conseguiram maior visibilidade dos processos, 87% viram melhoria na experiência do cliente e 83% conseguindo redução de custos.

Segurança
É claro que, em todas as indústrias, as oportunidades da IoT são vastas. Contudo, acima disso tudo está a ameaça de ataques, que devem ficar mais sofisticados ao usar dispositivos da internet das coisas com pouca ou nenhuma segurança digital implementada.

Mais de metade dos entrevistados (61%) sentem que os ataques externos são a maior ameaça aos seus sistemas de IoT e, de forma surpreendente, 86% já sofreram um ataque relacionado à internet das coisas.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *