NOTÍCIAS

Intel usa CES 2018 para superar falhas de segurança nos chips

Intel usa CES 2018 para superar falhas de segurança nos chips

by 9 de janeiro de 2018 0 comments

O CEO da fabricante de chips Intel, Brian Krzanich, usou sua apresentação na noite de ontem na CES 2018 (maior feira de eletroeletrônicos do mundo), em Las Vegas, para mostrar a visão da empresa sobre o futuro do computador. O executivo subiu ao palco em um momento delicado da história da companhia. Na semana passada, duas falhas de projeto em nos produtos da marca, que deixam os computadores expostos a roubo de dados, foram descobertas. O executivo também está sob investigação por ter vendido cerca de US$ 24 milhões de suas ações da empresa pouco antes da polêmica ter sido noticiada pelos jornais, sendo que a empresa fora avisada meses antes.

Krzanich usou apenas alguns minutos iniciais de tempo no palco para entrar nesses assuntos delicados. Conforma havia adiantado em entrevistas anteriores, a apresentação na CES mostrou o que a empresa pensa sobre o big data e como isso mudará os chips de computadores nos próximos anos. Sobre as falhas nos chips, batizadas de Meltdown e Spectre, reconheceu que elas existem e agradeceu o trabalho monumental que foi feito por pesquisadores e demais indústrias.

As falhas foram descobertas no meio do ano passado e praticamente jogaram no lixo o design de chips que se usava há 20 anos. Centenas de pesquisadores começaram a procurar consertos e as fabricantes foram avisadas ainda nessa época. Tudo correu sob sigilo até meados de outubro, quando a comunidade Linux começou a desconfiar de tantos remendos seguidos. O assunto começou a ser investigado e a notícia vazou no começo de 2018, poucos dias antes das empresas que fazem sistema operacional (Microsoft, Apple, Google, etc) completarem o trabalho de atualização. Apesar do vazamento, foi um trabalho em grupo nunca visto e que deve moldar futuras correções de segurança. “Quando nos unimos, podemos fazer coisas incríveis”, destacou Krzanich.

Após o pequeno tempo dedicado ao assunto, o executivo começou a mostrar a visão da empresa sobre o futuro do computador. A apresentação passou a ser recheada de citações de realidade virtual, inteligência artificial, carros autônomos e drones. A mensagem foi clara: preparem-se para uma mudança radical em nossas vidas por causa dos dados.

Show de big data
Como parte desse show de big data e transformações, a empresa mostrou um balé de drones no palco – uma solução que já trabalha de forma comercial e, inclusive, já apresentou como substituta de fogos de artifício em eventos. Também apresentou um veículo voador, o Volocopter, uma espécie de pequeno helicóptero individual e autônomo. Um protótipo disso foi testado no ano passado em Dubai e se comportou bem para pequenos trajetos aéreos. “Essas coisas só podem voar devido à captação de dados”, informou o executivo.

Volocopter, da Intel usa dados para planejar voos

Outro momento empolgante da apresentação foi sobre esportes. O ídolo do futebol americano Tony Romo introduziu a solução que a Intel acredita que revolucionará as transmissões de eventos. Uma série de câmeras são usadas para captar imagens que podem ser compiladas em conjunto para dar uma sensação de imersão no próprio jogo, sem o uso de equipamentos especiais de 360 graus. O espectador pode assistir como se estivesse lá, usando realidade virtual e aumentada.

A empresa está se transformando e a apresentação mostrou bem isso. Com mais de 40% de seu faturamento vindo de soluções para data centers que entram na cloud computing e ainda dependente de chips em computadores pessoais, a Intel mostrou que seu futuro depende de soluções completamente diferentes. Mas os planos ainda dependem de como a imagem da empresa resistirá aos problemas recentes. Há boas chances de tudo ser superado, as próprias falhas criaram um mercado de substituição inesperado e mesmo que o executivo principal da empresa possa vir a sofrer contestações, isso não é visto por analistas como determinante para enfraquecer a empresa.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *