NOTÍCIAS

Intel mostra processador que pensa sozinho

Intel mostra processador que pensa sozinho

by 27 de setembro de 2017 0 comments

A Intel coloca mais fichas no mercado de máquinas autônomas, internet das coisas e inteligência artificial com seu novo processador Loihi. Ainda em fase de testes, o chip neuromórfico é um conceito completamente novo de engenharia. Segundo a empresa, ele é resultado de esforços em “comparar máquinas com o cérebro humano” e que resultaram em um chip de AI com auto-aprendizado e eficiente em termos de energia

O Loihi trabalha de forma assíncrona para tirar inferências do ambiente e tornar-se constantemente mais inteligente. Em resumo, ele aprende com o que está em volta dele, como um humano faria (ou pelo menos deveria fazer).

Essa nova classe de chip tem mercado certo na nova tecnologia inteligente que deve dominar as empresas. O Loihi poderia ser usado para tomada de decisões complexas, com a capacidade de resolver de forma autônoma “problemas sociais e industriais” usando experiências aprendidas adaptadas ao longo do tempo.

“Os modelos de chips neuromórficos se inspiraram em como os neurônios se comunicam e aprendem, usando picos e sinapses plásticas que podem ser modulados com base no tempo. Isso pode ajudar os computadores a se auto-organizar e tomar decisões com base em padrões e associações”, explicou o vice-presidente corporativo e diretor-gerente da Intel Labs, Michael Mayberry.

As aplicações podem incluir o uso do reconhecimento facial através de câmeras de rua para resolver relatórios de pessoas desaparecidas; semáforos ajustando-se automaticamente ao fluxo de tráfego; e robôs com maior autonomia e eficiência, disse Mayberry.

Inteligência artificial
Em um primeiro momento, o Loihi será enviado somente ]para universidades e instituições de pesquisa centradas em estudos de inteligência artificial. Isso ocorrerá durante o primeiro semestre de 2018.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, disse na semana passada que sua empresa investiu mais de US$ 1 bilhão em empresas de IA. O movimento se deu por meio do fundo de investimento de capital da emprsa e inclui aquisições como a da Movidius e da Nervana Systems, além de financiar startups de IA, como DataRobot, Mighty AI e Lumiata.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *