NOTÍCIAS

Indústria 4.0 impulsionará logística e supply chain

Indústria 4.0 impulsionará logística e supply chain

by 24 de janeiro de 2018 0 comments

Na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial 2018, que ocorre em Davos-Klosters, na Suíça, os representantes empresariais e de governos envolvidos com o comércio internacional sugeriram que o Fórum conduzisse pesquisas para melhorar a visualização das mudanças que a chamada Indústria 4.0 deve trazer aos sistemas logísticos e de supply chain nos próximos anos. O impacto é considerado grande, mas, segundo esses representantes, faltam números confiáveis sobre a real dimensão, desafios e oportunidades.

O comércio internacional e as cadeias de valor globais têm sido críticos tanto para a riqueza das nações como para a redução das tensões geopolíticas. Com isso, a falta de números confiáveis pode trazer problemas que ultrapassam o comércio e atingem a sociedade de uma forma geral. Os representantes querem pelo menos uma grande pesquisa que identificaria como as tecnologias da Quarta Revolução Industrial podem ajudar a facilitar o comércio no futuro, que se mostra instável.

Problemas com imigração e aumento de radicalismos políticos podem reverter a globalização comercial e industrial das décadas passadas e trazer um mundo mais fragmentado. Contudo, mesmo com esse cenário, considerado nebuloso, as tecnologias não dão sinais de desaceleração.

Internet das coisas (IOT), blockchain e inteligência artificial (IA), são apenas algumas delas que prometem revolucionar o comércio internacional. A transformação digital e as tecnologias avançadas que ainda podem surgir têm o potencial de reduzir significativamente os tempos de processamento e o custo dos movimentos transfronteiriços de mercadorias. Seja mais ou menos globalizado, o mundo não deve ficar sem elas nos próximos anos.

Crescimento
A Consultoria Bain tem conduzido estudos dessa magnitude e apresentou uma série de considerações para o futuro durante a reunião do grupo de comércio em Davos. O Trade Tech: A New Age for Trade and Supply Chain Finance aponta exatamente essas tendências sobre a logística e supply chain mundial.

A consultoria espera que novos estudos ampliem a identificação do real potencial real da combinação e interação de várias tecnologias. Provavelmente, será isso que ocorrerá. Algo que se mostra diferente das décadas passadas, quando tecnologias revolucionárias agiam sozinhas nas empresas e na sociedade.

Durante o Fórum, os representantes de logística e supply chain alertaram que a melhoria dos processos e sistemas se mostra mais urgente porque o crescimento do comércio está passando por uma fase de lentidão em comparação com os picos históricos, limitando assim o seu potencial para gerar empregos, oportunidades e crescimento econômico. O uso correto das novidades tecnológicas poderia ajudar a reverter essa situação, impulsionando os ciclos de crescimento sazonais.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *