NOTÍCIAS

Imagem com vírus está se espalhando pelo Facebook e outras redes

Imagem com vírus está se espalhando pelo Facebook e outras redes

by 25 de novembro de 2016 0 comments

A empresa de segurança digital Checkpoint emitiu um alerta sobre o uso de imagens contaminadas no Facebook Messenger e outras redes sociais. Ao clicar nos arquivos, que está sendo espelhado de forma disfarçada utilizando diversos formatos, o computador do usuário acaba instalando o perigoso ransomware Locky. A ação foi detectada em outras redes sociais, como o LinkedIn.

Esse tipo de malware criptografa o HD ou algumas pastas de arquivos. O usuário é então comunicado que suas informações foram sequestradas e um resgate é exigido. Valor e forma de pagamento aparecem nessa mensagem. Em geral, o pagamento é feito com bitcoin em um site no exterior.

O problema em si não chega a ser perigoso para quem é um usuário alerta. Ao passar o mouse sobre as imagens sem clicar, o disfarce do arquivo executável é removido e é possível ver que há algo errado. Ignorar arquivos e mensagens estranhas e não solicitadas desse tipo, com anexos ou imagens, também é uma prática eficiente.

No entanto, por ser primária, a disseminação do Locky desse modo expõe uma questão de segurança para usuários do Facebook. A empresa tem melhorado constantemente a tecnologia de vigília para esses ataques mais comuns e mesmo alguns mais complexos. As pessoas são avisadas em casos desse tipo, nos quais são necessários vários cliques para o arquivo ser salvo. Contudo, o reforço das proteções fornecido faz com que alguns usuários esqueçam que criminosos podem usar táticas velhas e simples para invadir o computador.

O Locky é um dos piores ramsonwares da atualidade. Não existe ainda forma de quebrar sua criptografia. Pagar o resgate exigido não é uma prática aconselhável pelos especialistas de segurança, já que isso estimula mais ataques. O ideal é manter uma cópia de tudo que é importante (back up) em local seguro para ser instalado tudo novamente em caso de sequestro digital.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *