NOTÍCIAS

IBM, Samsung e JP Morgan fazem parceria por computadores quânticos

IBM, Samsung e JP Morgan fazem parceria por computadores quânticos

by 14 de dezembro de 2017 0 comments

Um grupo de empresas poderosas de vários setores pretende fazer os computadores quânticos evoluírem mais rápido. A “Q Network”, criada pela IBM pretende investir em centros de pesquisa e laboratórios de teste para fazer essa nova revolução da computação uma realidade. Além da tradicional companhia de tecnologia, fazem parte do grupo a montadora Daimler AG, o banco JPMorgan Chase e a fabricante de eletroeletrônicos Samsung.

Instituições de ensino e pesquisa também já estão no rede, como é o cado da Oak Ridge National Lab no Tennessee, Universidade de Oxford no Reino Unido, a Universidade Keio no Japão e a Universidade de Melbourne, na Austrália.

Os parceiros da Q Network terão projetos compartilhados e poderão usar a cloud da IBM feita com computadores de 20 qubit, que a empresa preparou para funcionar em 2017. A companhia ainda tem um projeto de 50 qubit em andamento, o que trará maiores capacidades de troca de dados.

O objetivo da IBM é que seus parceiros desenvolvam aplicativos que demonstrem vantagem comercial e que funcionem em situações de mercado. O tempo de testes passou e a gigante de TI espera ter clientes e faturamento em computadores quânticos até 2020.

Futuro promissor
Recentemente, a Microsoft anunciou também a perspectiva de entrada na computação quântica. Diferentemente das máquinas atuais, as quânticas trabalham com pedaços de informações (bits) que podem ser zeros e uns ao mesmo tempo, ou nenhum deles, trazendo um aumento exponencial de poder de processamento para qualquer atividade.

Sonho do mercado há décadas, o computador quântico tem, no entanto, um problema ainda a ser resolvido. Os modelos existentes hoje, e que realmente funcionam com clientes, precisam de uma refrigeração extrema e consomem muita energia. A IBM considera que em pouco tempo isso deve ser resolvido, já que essas máquinas saíram da teoria e estão em pleno funcionamento. Com isso, a indústria de tecnologia tem meios de melhorar a eficiência energética.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *