NOTÍCIAS

Huawei entra em briga de patentes com Samsung

Huawei entra em briga de patentes com Samsung

by 24 de maio de 2016 0 comments

A guerra de patentes entre as empresas de tecnologia parece que nunca irá acabar. A nova batalha nesse campo está sendo travada entre a chinesa Huawei e a Samsung, atualmente líder de mercado. O embate foi noticiado hoje, 24 de maio, com o anúncio da chinesa de que entrara com processo em cortes dos EUA e China pedindo reembolso por violação de tecnologias de quarta geração (4G).

A Huawei alega que a Samsung usou patentes suas em tecnologia de comunicação celular, sistemas operacionais e software de interface com o usuário em smartphones. “Esperamos que a Samsung pare de infringir nossas patentes e obtenha a licença necessária da Huawei para trabalhar em conjunto com com o objetivo de conduzir conjuntamente a indústria para a frente,” destacou o chefe do departamento de Direitos de Propriedade Intelectual da Huawei, Ding Jianxing, em um comunicado.

É de certa forma curioso que uma empresa chinesa entre com esse tipo de acusação com outra indústria líder mundial. Ao longo de anos, durante o período de economia mais fechada e crescimento do mercado local, eram as chinesas que sofriam esse tipo de acusação de violação de patentes, pirataria, etc.

No ano passado, a Xiaomi se viu nesse embaraço e foi obrigada a parar a produção na Índia após acusações parecidas. A Ericsson acusava de várias práticas ilegais de negócio e cópias de suas tecnologias patenteadas.

Várias batalhas
Por sua vez, a Samsung travou uma briga gigante com a Apple, na qual era acusada de copiar o iPhone. São verdadeiras guerras judiciais que pipocam volta e meia no mundo dos fabricantes de smartphones e dispositivos mobile.

O custo disso é direto na marca e nos custos da operação. A Samsung chegou a liderar o mercado chinês, mas foi pouco a pouco sendo ultrapassada pela Apple. O papel de acusada também tirou mercado entre consumidores locais que acabaram preferindo marcas chinesas.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *