NOTÍCIAS

Hackers fazem caixas eletrônicos europeus cuspirem dinheiro

Hackers fazem caixas eletrônicos europeus cuspirem dinheiro

by 22 de novembro de 2016 0 comments

Os caixas eletrônicos (ATMs) de bancos europeus parecem ser os alvos atuais de hackers criminosos. A empresa russa de segurança digital Group IB alerta para o crescente uso de jackpotting em máquinas por toda a Europa em 2016. Dezenas de países sofreram com essa tática, que consiste em infectar a máquina com um malware que faz a ATM literalmente cuspir dinheiro.

O Group IB tem seguido o modelo de ataque usado desde o começo de 2016, quando alguns bancos da Tailândia e Taiwan foram atacados. De acordo com a investigação, grupos de hackers ligados ao crime organizado russo passaram a agir na Europa usando o jackpotting.

A mudança de alvo obrigou os fabricantes de ATMs a reforçarem a segurança. Diebold Nixdort e NCR, duas das marcas que dominam esse mercado de equipamentos, declararam em entrevista à Reuters que começaram a trabalhar junto com clientes do setor bancário para mitigar a ameaça assim que foram informados dos primeiros ataques na Europa.

O relatório da Group IB mantém sigilo sobre os bancos afetados, apontando apenas os países onde se localizam. Os ataques foram feitos na Armênia, Bulgária, Estônia, Geórgia, Bielorrússia, Quirguistão, Moldávia, Espanha, Polônia, Holanda, Romênia, Reino Unido, Rússia e Malásia.

Outros alvos
O grupo criminoso suspeito de realizar a série de invasões nas ATMs é o russo, Cobalt, que pode estar ligado a pelo menos outra organização hacker criminosa. A análise coincide com um alerta recente do FBI, que pedia prevenção para uma possível onda de jackpotting nos Estados Unidos e apontava o também grupo russo Buhtrap como idealizador dos ataques.

O Buhtrap é o responsável por ter desviado cerca de 1,8 bilhão de rublos (US$ 28 milhões) dos bancos russos entre agosto de 2015 e janeiro de 2016.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *