NOTÍCIAS

Hackers dominaram setor elétrico e poderiam causar blecaute

Hackers dominaram setor elétrico e poderiam causar blecaute

by 8 de setembro de 2017 0 comments

Se faltar luz, você pode culpar os hackers. De acordo com um relatório investigativo da empresa de segurança Symantec, grupos organizados de criminosos on line passaram os últimos seis anos invadindo, de forma organizada e silenciosa, centenas de sistemas que controlam a energia elétrica em várias partes do mundo.

Não fosse isso assustador o suficiente, a empresa alerta que existe o perigo concreto de os hackers causarem sérios danos aos serviços de luz e energia. “Não espere um blecaute para amanhã cedo, mas a operação DragonFly 2.0 tornou isso possível a qualquer hora”, diz o diretor técnico de segurança da Symantec, Eric Chien.

DragonFly 2.0 é como o esquema todo foi batizado pelos hackers. Os trabalhos de invasão, de espionagem ou de técnicas que deixaram brechas abertas começou por volta de 2011, de acordo com as investigações da empresa. A Symantec achou evidências de que fotos de equipamentos de geração e transmissão foram tiradas aos montes. As localizações dessas estruturas também foram copiadas e divulgadas, assim como sugestões para que qualquer pessoa com conhecimento de rede e computação possa acessá-las remotamente.

O Department of Homeland Security, que cuida da segurança interna dos Estados Unidos, emitiu um alerta para empresas. Especialistas se apressaram em dizer que não é tão fácil fazer um ataque à sistemas elétricos e isso pode demorar anos de tentativas e planejamento. Mesmo assim, consideram as descobertas graves.

Caos
O mundo já viu o que ocorre quando hackers acessam e conseguem controle sobre o fornecimento de energia. Em 2016 a Ucrânia sofreu um apagão por conta de ataque cibernético aos seus sistemas. Muitos dos problemas ocorreram porque o país não tinha formas de desviar o fornecimento de energia para outras linhas ou redundância em alguns pontos. Países com o sistema elétrico nacional capaz de funcionar mesmo em caso de furações, terremotos ou qualquer catástrofe natural teriam mais condições de saírem ilesos de um ataque hacker, dizem os especialistas.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *