NOTÍCIAS

Grupo Rabelo amplia disponibilidade e performance em data center com Dell

Grupo Rabelo amplia disponibilidade e performance em data center com Dell

by 4 de abril de 2015 0 comments

O Grupo Rabelo, rede varejista do Ceará, inaugurou data center próprio no ano passado para atender à demanda gerada pelo crescimento acelerado dos negócios. A rede, que tem cem lojas em toda a região Nordeste e mais de 3 mil funcionários, precisava de um ambiente de TI com alta disponibilidade e optou pelos servidores Dell para compor a nova estrutura.

Welton Ferreira, gerente de Suporte e Informática do Grupo Rabelo, relata que a empresa contava com um data center terceirizado, mas que já não atendia às necessidades do negócio, por conta do crescimento das operações. “E como no varejo a disponibilidade é fundamental, decidimos trazer o data center para dentro da empresa”, explica.

O projeto começou a ser desenhado no segundo semestre de 2013, em parceria com a integradora Energy Telecom. Na época, eles sugeriram a implementação de servidores Dell. “Até então, trabalhávamos com outra marca e tivemos problemas. Após participar de algumas apresentações e ouvir o feedback dos clientes, a opção foi adquirir as soluções Dell”, pontua Ferreira.

O processo de compra, instalação, configuração e migração do data center durou cerca de dez meses. O projeto previu quatro servidores físicos Dell PowerEdge e 20 equipamentos virtuais, com capacidade de chegar a 25, contra cinco servidores físicos e 15 virtuais que eram utilizados antes no ambiente terceirizado.

Quanto aos resultados obtidos com o projeto, Ferreira ressalta que os usuários do sistema estão satisfeitos, já que o ambiente está bem mais rápido, o que impacta na produtividade dos profissionais nas lojas e no atendimento ao cliente. Outro ganho direto, segundo o executivo, foi a redução significativa de custos e a possibilidade de, rapidamente, expandir a estrutura.

“A experiência com os servidores Dell tem sido a melhor possível, tanto em questão de disponibilidade quanto em performance. Estamos extremamente satisfeitos com a decisão de implementar um data center suportado por equipamentos da marca”, conclui Ferreira.

A estrutura atual do data center está preparada para suportar o crescimento estimado pelo Grupo para os próximos dois anos. No entanto, o time de TI já estuda a implementação em alguns meses de um site de backup, voltado a garantir ainda mais disponibilidade e evitar qualquer tipo de parada nos sistemas.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *