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Google vai tirar anúncios financeiros de empréstimo fácil das buscas

Google vai tirar anúncios financeiros de empréstimo fácil das buscas

by 11 de maio de 2016 0 comments

Em medida polêmica, o Google anunciou que retirará os anúncios das chamadas “payday loans”, empresas que oferecem empréstimos fáceis a juros altos, de seu sistema de buscas. A medida foi tomada depois de pressão de organizações que citaram prejuízo à saúde financeira de consumidores. A proibição alcançará as propagandas desse tipo e de produtos relacionados mostradas no buscador Google em todo o mundo.

O diretor de política global de produtos do Google, David Graff, escreveu em seu blog que a mudança foi “concebida para proteger os nossos utilizadores de usarem produtos financeiros enganosos ou nocivos”. A proibição será aplicada a todos os empréstimos que exigem o reembolso no prazo de 60 dias (todo o mundo), ou obtiverem uma taxa anual de 36% ou mais(apenas nos EUA).

Sr. Graff disse que a ação foi em linha com a política mais ampla do Google não exibir anúncios para produtos que possam causar danos aos usuários – uma política que, acrescentou, estava sob constante revisão. “Os anúncios de serviços financeiros são uma área particular de vigilância dada a forma como eles são centrais para a vida das pessoas e o bem-estar delas”, alertou ele.

Denúncias
A medida é polêmica porque essas empresas não configuram um negócio ilegal. Embora sejam sempre alvos de denúncias de lucro exorbitante conseguido com propaganda que promete dinheiro fácil para pessoas desesperançosas, elas não são ilícitas ao pé da letra.

Mas esses empréstimos têm sido alvo de graves denúncias por todo o mundo. No Reino Unido foram duramente atingidos pelas restrições colocadas sobre eles pela autoridade financeira oficial, que visava proteger os consumidores.

Se apoiada ao redor do mundo, a decisão do Google pode afetar outros negócios e até mesmo o jeito que os buscadores mostram anúncios. Recentemente, o concorrente chinês Baidu foi questionado sobre sua política de mostrar indiscriminadamente qualquer tipo de anúncio após um jovem ter morrido ao procurar uma cura milagrosa para o câncer.

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