NOTÍCIAS

Foxconn substituirá 60 mil vagas de trabalho por robôs

Foxconn substituirá 60 mil vagas de trabalho por robôs

by 27 de maio de 2016 0 comments

Nem todos conhecem a Foxconn, a empresa taiwanesa não tem produtos em vitrines de lojas nem anúncios nas revistas. Mas ela é uma das principais forças do mercado de tecnologia ao terceirizar a manufatura de vários dispositivos para marcas famosas. É fornecedora da Apple e Samsung, por exemplo, e de suas portas saem milhões de smartphones, computadores, componentes e praticamente tudo que possa ser transformado em um bem de consumo moderno e tecnológico.

Com isso imagina-se que é uma das maiores empregadoras do mundo. E realmente é, por enquanto. Atualmente ela tem cerca de 1,3 milhões de empregados em operações que se estendem por vários países, inclusive o Brasil. Mas no futuro, a empresa planeja ser ainda maior, só que sem empregar quase ninguém. A Foxconn planeja ser uma empresa só de robôs.

Os planos para isso já foram vazados anteriormente, mas nessa semana o noticiário chinês South China Morning Post trouxe uma fonte governamental confirmando que há planos para a substituição. No entanto, Xu Yulian, chefe de comunicação para a região de Kunshan, uma das várias onde há fábricas da empresa, disse que haverá mesmo essa troca de trabalhadores humanos por robôs. No entanto, isso não acarretará demissões durante algum prazo porque serão postos novos.

Novo mercado
Tranquilizador, mas nem tanto. O oficial do governo local disse que “há mais empresas dispostas a seguir o exemplo”. O próprio governo tem incentivado isso porque cria, também, uma nova indústria nacional e provavelmente bem rentável de robôs. O plano chinês é abrigar trabalhadores que não teriam lugar numa linha de montagem em outros quadros, como os escritórios da fábrica ou numa empresa de serviços.

Só o tempo dirá se a estratégia é adequada. Hoje em dia já existem robôs eficientes sendo balconistas, garçons, atendentes de hotel, etc. A invasão deles no mercado de trabalho é uma questão de queda de preço e o impulso de algum pioneiro – duas coisas que sempre podemos contar em termos de tecnologias novas.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *