NOTÍCIAS

Fones de ouvidos podem virar microfones para espionar

Fones de ouvidos podem virar microfones para espionar

by 24 de novembro de 2016 0 comments

Engenheiros de segurança digital da Universidade de Ben Gurion, de Israel, divulgaram um alerta que pode mudar o jeito que usamos os headphones. Em uma prova de conceito (PoC, na sigla em ingês), eles conseguiram transformar os fones de ouvido em microfones. Com isso, conseguiram gravar o que ocorria na sala onde estava um PC invadido. Se o método fosse utilizado por alguém mal intencionado, o material produzido é uma mina de ouro para espionagem e invasão da privacidade.

O artifício não chega a ser algo fácil de ser realizado. É, de certa forma, bem engenhoso. Os pesquisadores redefiniram as tarefas do código que controla o áudio do computador. Ao mexer no codec RealTek, um dos mais utilizados no mundo para configurar os sons de dispositivos, eles transformaram a saída onde se encaixa o plug do fone de ouvido em uma entrada, como a usada por um microfone.

Os headphones acabam servindo de mecanismo de captação de som. Isso é natural de sua construção. A película que vibra para emitir som funciona da mesma forma na hora de capturar. Ímã, bobina e fios de cobre também fazem o mesmo. Tudo num fone de ouvido é feito para otimizar a saída de som, mas funciona bem razoavelmente para capturar.

As modernas placas de som também podem ser reconfiguradas tanto para emitir quanto para capturar sons. É a forma como foram projetadas. Basta apenas algumas mudanças lógicas e os encaixes (jacks) mudam de função.

“Nossos experimentos demonstram que o áudio inteligível pode ser capturado por meio de fones de ouvido e pode ser transmitido a distâncias de até vários metros”, escreveu o pesquisador Mordecai Guri . “Além disso, mostramos que a mesma configuração atinge taxas de capacidade de canal próximas de 1 Kbps em uma ampla faixa de frequências”.

Espionagem
O modo como tudo funciona é um assustador. Não é algo que pode ser corrigido daqui a uma semana com um remendo (patch) dos fabricantes. Seus fones de ouvido e até mesmo as caixas de som podem virar um microfone de uma hora para outra se hackers souberem como replicar essa prova de conceito dos pesquisadores israelenses. Um computador, mesmo sem microfone, vira um excelente dispositivo de espionagem. E completamente disfarçado.

Os pesquisadores não divulgaram detalhes de como tudo é feito, até para evitar que hackers utilizem o método empregado.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *