NOTÍCIAS

Esqueça os empregos em fábricas do futuro, diz CEO do Alibaba

Esqueça os empregos em fábricas do futuro, diz CEO do Alibaba

by 21 de setembro de 2017 0 comments

O fundador e chairman do Alibaba, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e de origem chinesa, fez duro discurso ontem, 20 de setembro, durante o Bloomberg Global Business Forum, em Nova York. “Nos últimos 200 anos, os empregos estavam nas fábricas. Mas hoje – por causa da inteligência artificial e robôs – elas não são mais o principal motor de criação de empregos”, disse. De acordo com a visão do executivo, as vagas estarão no setor de serviços.

Os poderosos da tecnologia costumam fazer previsões. Muitas delas falham pela própria evolução da tecnologia, outras se mostram verdadeiras anos adiante. Recentemente, o fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, também arriscou um futurismo sobre a 3a. Guerra Mundial. Coincidentemene havia receio da inteligência artificial (IA) nele.

Jack Ma foi tão catastrófico, ele mostra receio sobre o futuro do emprego mas também aponta otimismo. “A inteligência artificial eliminará empregos, mas criará muitos outros”. E em uma frase mais alentadora, disse que “os seres-humanos precisam ter autoconfiança (…) nós temos sabedoria, as máquinas não têm sabedoria”.

E Ma sabe do que está falando. A China será uma das potências robóticas do futuro, segundo várias projeções de mercado. A visão do chefe do Alibaba confere também com recentes estudos sobre a eliminação do trabalho por máquinas inteligentes. Um relatório da consultoria PWC focado na Grã-Bretanha mostra que 30% dos empregos estão em sério risco com a chegada de robôs e IA. E algumas empresas já vivem essa realidade. Os armazéns da Amazon contam com 45 mil robôs e há um vídeo impressionante sobre eles em suas rotinas diárias.

Revoluções
Apesar de se mostrar um entusiasta em quase todo o discurso, Ma deixou escorregar grande preocupação no final. “Estou otimista – positivo – para o futuro da tecnologia”, disse ele. “Mas também temos que ser muito, muito cuidadosos. A primeira revolução tecnológica causou a Primeira Guerra Mundial. Segunda revolução tecnológica causou a Segunda Guerra Mundial. Agora estamos na terceira revolução tecnológica. A III Guerra Mundial deveria ser contra a pobreza, doenças e poluições ambientais ”.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *