NOTÍCIAS

Empresas e data centers estão na mira de ataques DDoS

Empresas e data centers estão na mira de ataques DDoS

by 27 de janeiro de 2015 0 comments

Os mais sérios desafios de segurança enfrentados atualmente pelos operadores de rede são analisados no 10º Relatório Global de Segurança de Infraestrutura (WISR – World Infrastructure Security Report), que a Arbor Networks divulga hoje. A pesquisa foi aplicada no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 a 287 respondentes entre provedores de serviços de hospedagem, móveis e corporativos e operadores de redes de todo o mundo.

Realizada anualmente, o estudo traz informações detalhadas sobre as ameaças e as preocupações de provedores de serviços e empresas. O objetivo maior do material é revelar as estratégias adotadas para combater e mitigar os problemas de segurança.

“Em 2004, o mundo corporativo estava atento a worms, capazes de se autopropagar, como o Slammer e o Blaster e as violações de dados eram, em grande parte, responsabilidade de funcionários. Hoje, as organizações enfrentam ameaças em maior volume e mais sofisticadas. O impacto de um ataque bem-sucedido pode ser devastador, pois hoje há muito mais em jogo que 10 anos atrás”, diz Darren Anstee, diretor de soluções da Arbor Networks.

Empresas são alvo frequente
De acordo com o relatório, ataques DDoS, multivetor e na camada de aplicação estão-se tornando comuns. Os alvos típicos são os servidores web, DNS e de aplicativos, além de roteadores, firewalls e largura de banda da internet.

Cerca de 90% dos entrevistados relataram ataques na camada de aplicação e 42% passaram por ataques multivetor – combinando técnicas volumétricas, de exaustão de recursos de TI e ataques na camada de aplicação em um único ataque. No relatório anterior, pouco mais de um quarto dos entrevistados enfrentaram mais de 21 ataques por mês; neste, a percentagem quase dobrou, chegando a 38%.

Aproximadamente 50% dos entrevistados enfrentaram ataques DDoS durante o período da pesquisa, com quase 40% deles experimentando saturação na conexão à internet. Além disso, os dispositivos de IPS ou firewalls de mais de um terço das organizações passaram por falhas ou contribuíram para interrupções durante um ataque DDoS.  

Data centers na rota de ataque
A análise revela ainda que os serviços em nuvem são o grande foco dos invasores. Mais de um quarto dos entrevistados passou por ataques direcionados a serviços na modalidade cloud. Mais de um terço dos operadores de data center passou por ataques DDoS, que esgotaram sua largura de banda de Internet.

Segundo o relatório, esses dados demonstram a importância do problema para operadores de data center: o tempo de inatividade não resulta apenas em perda de negócios, mas em danos que se estendem aos seus clientes que têm na nuvem infraestrutura crítica para seus negócios.

A perda de receita devido a ataques DDoS cresce cada vez mais, de acordo com o relatório: 44% dos entrevistados do setor de data center enfrentaram perdas de receita devido a ataques DDoS.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *