NOTÍCIAS

Em segundos, Google mostra 32 anos de mudanças do planeta

Em segundos, Google mostra 32 anos de mudanças do planeta

by 30 de novembro de 2016 0 comments

Há quem acredite no aquecimento global e há quem não acredite. Mas negar as mudanças radicais que estamos provocando no planeta é impossível com o acesso a imagens de satélite e dados sobre mudanças climáticas nos últimos anos. Uma das ferramentas mais sensacionais para isso, e gratuita, é o Google Earth Timelapse, que foi reforçado essa semana com alguns petabytes de novas informações.

Em segundos, a ferramenta mostra o efeito do homem sobre o planeta. O vídeo apresentado é um bom começo para começar a entender porque cientistas estão discutindo se criam um novo período na história geológica da Terra, chamado Antropoceno. Para eles, essa seria a fase na qual o ser humano influenciou decisivamente a forma como o planeta funciona, algo inédito até então.

Alberta Tar Sands, Canada, vista no Timelapse] (Landsat / Copernicus)

Alberta Tar Sands, Canada, vista no Timelapse] (Landsat / Copernicus)

O Google Earth Timelapse foi criado em 2013 para aproveitar as imagens de satélite que a empresa usava para melhorar seus mapas e serviços de geolocalização. Rapidamente se transformou em um dos melhores sites da web para quem se interessa por temas ligados ao planeta azul.

A ferramenta traz animações pré-programadas. É possível ver a criação de cidades do nada, como as ilhas artificiais de Dubai (aquelas em forma de palmeira). É impressionante ver o crescimento urbano de algumas regiões. Pegue sua megalópole favorita e note como há um movimento nítido de concentração populacional e expansão nas supercidades. E, se você quer ver se existe isso mesmo de mudanças climáticas, dê uma olhada na transformação da calota de gelo polar.

Mais imagens
Nesse upgrade do serviço, o Google inclui imagens que retrocedem até 1984. São mais de 5 milhões de imagens, incluindo a de dois novos satélites. Tudo pode ser acessado diretamente no Google Earth Timelapse ou num canal exclusivo que a empresa criou no Youtube.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *