NOTÍCIAS

Desespero econômico faz Venezuela lançar versão própria de bitcoin

Desespero econômico faz Venezuela lançar versão própria de bitcoin

by 4 de dezembro de 2017 0 comments

O governo venezuelano de Nicolas Maduro lançou uma versão própria de criptomoeda, chamada El Petro. O objetivo é que a moeda digital ajude a conter o colapso econômico no país. O Petro será lastreado pela reserva e preço do petróleo, commodity que a nação latino-americana é destacada com uma das maiores produtoras do mundo.

O anúncio oficial foi feito ontem, 3 de dezembro, durante o programa semanal do presidente em rádios, o “Los Domingos con Maduro”. Sem entrar em detalhes sobre câmbio ou mesmo como funcionará a nova moeda digital, o presidente afirmou: “o século 21 chegou”.

Além do petróleo, a Petro também será lastreada pelo gás, ouro e diamantes. De acordo com o pronunciamento, em tom ufanista, a criptomoeda venezuelana será essencial para trazer independência financeira para o país, fazer negócios e superar o bloqueio financeiro imposto por vários países emcabeçados pelos Estados Unidos, após várias denúncias de eleições fraudadas e democracia corrompida.

Centralizada
Maduro não deu data para a moeda nova entrar em vigor. Apenas disse que, diferentemente de criptomoedas conhecidas, como a bitcoin, El Petro será emitida e controlada pelo governo.

É o oposto do que ocorre com moedas assim. Criptomoedas dispensam a atuação de um emissor, um governo ou um banco central. Bitcoin e similares são produzidas com tecnologia de blockchain conforme as transações são realizadas, ou em equipamentos especiais que são caríssimos e altamente consumidores de energia elétrica.

Recentemente, a bitcoin bateu recorde de valorização, chegando a US$ 10 mil.

A crise econômica na Venezuela tem se agravado, com a moeda nacional atual, o bolivar, desvalorizando-se a passos largos. O país ainda sofre desabastecimento, blecautes e corre o risco de ficar inadimplente.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *