NOTÍCIAS

Criaram um site de suicídio digital (que é ótimo também para uma limpezinha da internet)

Criaram um site de suicídio digital (que é ótimo também para uma limpezinha da internet)

by 24 de novembro de 2016 0 comments

Já vai longe o começo da internet, aquela fase pueril e cheia de novidades está cada vez mais difícil de ser revivida. Hoje, o que já foi chamada de “grande rede mundial de computadores” está infestada de arrogância, intolerância, espionagem, vazamentos, sites com notícias falsas e mais uma dezena de coisas que estão ficando incontroláveis. Pode ser que tudo melhore? Talvez sim, talvez não.

Se você é um dos céticos no futuro da internet e gostaria de dar um tempo nisso tudo, essa novidade é aquilo que faltava. Os desenvolvedores suecos de software Wille Dahlbo e Linus Unnebäck criaram o site Deseat.me. É um sistema que pode ser entendido como uma eutanásia digital.

Sem dor ou sofrimento. Todas as contas de serviços que foram criados por você são mostradas em uma lista. É possível marcar tudo e…puft! Lá se foi sua vida digital.

Para funcionar, é preciso cadastrar-se com sua conta do Google. Os desenvolvedores explicam que somente utilizam o protocolo OAuth, que permite uma ligação momentânea com a gigante da internet. Se for permitido link, o Deseat.me vê suas mensagens de e-mail que foram trocadas com os sistemas onde houve cadastro. Isso pode demorar vários minutos com o site rodando. Se, por acaso, o site travar. Dê o “sair” e entre novamente.

Os termos do serviço e a política de privacidade mostram que a intenção não é recolher qualquer dado ou informação pessoal. Há pedaços que indicam que algum conteúdo produzido pode ser usado pelo serviço para melhorias (documentos assim acabam viabilizando o uso em marketing também). Mas se você cair fora da internet, não há com o que se preocupar.

Sumindo só um pouco
Infelizmente, ou felizmente, dependendo do seu nível de desilusão com a internet, o Deseat.me só consegue ver o que foi criado com base na sua conta do Google. O que deixa ele muito útil para vários pequenos sumiços, mas não para um desaparecimento completo. Outros cadastros feitos com endereços de e-mail antigos não serão capturados para serem deletados.

A lista que aparece não elimina sua existência da internet de forma automática. Ela mostra os serviços e dá a opção de deletar ou manter. Vários deles podem ser marcados de uma vez antes de ser apertado o botão final. Alguns que aparecem na lista não são redes sociais ou serviços, podem aparecer inscrições em newsletter e outros informativos de e-mail, o que é uma grande chance de repensar se você quer ainda recebê-los.

Sumir de vez da internet pode ser uma decisão que irá deixar um arrependimento eterno depois. Então, pense com cuidado porque o site funciona mesmo. Recomendamos usar o Deseat.me para conhecer o sistema e – eventualmente – fazer uma higiene em coisas que você nem lembra mais que participava.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *