NOTÍCIAS

Continue usando seu talento, diz presidente do Sri Lanka a hacker que derrubou site do governo

Continue usando seu talento, diz presidente do Sri Lanka a hacker que derrubou site do governo

by 18 de novembro de 2016 0 comments

O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, reuniu-se ontem, 17 de novembro, com o hacker que invadiu o site do governo em agosto para exigir mudança nas datas de exames que ele faria. Em vez de uma sonora bronca, o governante elogiou o jovem e o aconselhou a usar seus dons para outros fins.

“Esta manhã me reuni com o estudante que hackeou minha página na web. É nosso dever animar os mais jovens a usar seus talentos de maneira ética”, escreveu em seu perfil oficial do Twitter. O encontro ocorreu no Palácio Presidencial e foi acompanhado de autoridades do governo e familiares do garoto.

Em 27 de agosto, o jovem usou um computador que ele próprio montou e programou para invadir e derrubar o site oficial do presidente Maithripala Sirisena. O habilidoso hacker queria que a data de um exame escolar do país fosse alterada. A prova estava marcada para abril, época religiosa importante do povo cingalês (grupo étnico majoritário do Sri Lanka).

Dois dias depois, a polícia local conseguiu identificar o jovem e o levou preso. O garoto de 17 anos foi processado e pode ainda pegar até três anos de prisão, além de multa de 300 mil rúpias (cerca de R$ 7 mil).

O conselho presidencial deve ser seguido de perdão da multa e pena impostas ao hacker. A reunião oficial foi uma manobra política para dar fim a uma polêmica sobre o ataque digital. O site do presidente não era o melhor exemplo de segurança, usando senha básica e sem qualquer proteção adicional. Em fóruns hackers da internet, há especulações que o verdadeiro garoto que descobriu as brechas nunca foi identificado. Ele teria supostamente publicado, sob pseudônimo, as senhas e as dicas para a página ser derrubada.

Hacker ético?
Há alguma controvérsia com o termo hacker desde quando ele começou a ser usado. Em teoria, a palavra rotula somente quem tem alto nível de conhecimento de computação. Com essas habilidades, ele pode tanto invadir sistemas como percorrer tecnologia em busca de melhorias.

Por haver dois caminhos e um deles ser muito ligado ao crime organizado, alguns grupos adotam termos diferentes para definir esse personagem típico da tecnologia (Cracker e Hacker, principalmente, além de outros para habilidades específicas como o que é especialista em quebrar senhas, por exemplo).

Mas no uso corriqueiro e para as pessoas que não vivem intensamente o dia a dia da tecnologia, o termo hacker acabou prevalecendo para definir qualquer pessoa habilidosa com computadores. Com isso, ganhou força as expressões “hacker do bem”, “hacktivista” (uma mistura de hacker e ativista) ou “hacker ético”.

presidente de Sri Lanka, Maithripala Sirisena,

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *