NOTÍCIAS

Cientistas hackeiam DNA para invadir computadores

Cientistas hackeiam DNA para invadir computadores

by 10 de agosto de 2017 0 comments

Cientistas da Universidade de de Washington em Seattle (EUA) conseguiram o que parece ser a primeira experiência de sucesso em misturar material biológico com computação para invadir sistemas. Usando um pedaço de DNA (um composto essencial da vida na terra e que carrega as informações genéticas de seres vivos) eles inseriram um código malicioso de um malware de computador, deixando-o pronto para ser acionado.

Quando as máquinas que decifram o DNA começaram a percorrer o código genético, bateram no malware e os sistemas foram infectados, como um ataque hacker normal em um computador. Máquinas de DNA são usadas por diversos setores, como laboratórios de análises clínicas, hospitais e polícia forense.

Os cientistas queriam provar que a técnica era possível e que ela deve ser uma preocupação futura para a sociedade. A equipe que trabalhou nisso foi liderada pelos pesquisadores Tadayoshi Kohno e Luis Ceze, ambos com um currículo de feitos notáveis em segurança da informação. A técnica foi batizada de “exploração baseada em DNA de um sistema informático”.

Preocupações
Os pesquisadores alertam que hackers poderiam, no futuro, invadir sistemas inteiros de hospitais ou polícia forense usando apenas uma fração de gota de sangue com o DNA alterado. A possibilidade poderia ainda ser usada para bioterrorismo. Contudo, para agora, isso não representa perigo, de acordo com eles. Os conhecimentos para construir tal engenharia são complexos e vão além da informática.

Para fazer a invasão, a equipe introduziu um comando de computador simples em um curto trecho de 176 letras de DNA. A estrutura do DNA é definida por letras; A, G, C e T. Os pesquisadores conseguiram um modo de fazer com que as letras sejam entendidas como dígitos binários de computação: os famosos zeros e uns. O paper pode ser conferido neste link.

O trabalho será apresentado em uma conferência de segurança que ocorre semana que vem em Vancouver.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *