NOTÍCIAS

Celulares irregulares serão bloqueados no DF e GO

Celulares irregulares serão bloqueados no DF e GO

by 22 de fevereiro de 2018 0 comments

As operadoras de telefonia começam a testar hoje, 22 de fevereiro, o sistema de bloqueio para celulares no Distrito Federal e Goiás. A medida, que é uma forma de impedir que aparelhos roubados ou clonados sejam usados, foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será estendida a todos os estados até março de 2019. Nos locais do teste-piloto, o bloqueio deverá valer a partir de 9 de maio.

Serão afetados os telefones móveis não certificados com IMEI (International Mobile Equipment Identity), com IMEI ou outra identificação adulterada, clonado ou outras formas de fraude. A medida será válida somente para devices habilitados a partir de hoje, 22 de fevereiro. Os usuários que já possuem aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o número. Os celulares comprados no exterior continuarão funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora brasileira.

Segurança
A Anatel esclarece que a certificação dos celulares é importante também por medida de segurança. Os aparelhos passam por testes de desempenho e confiança antes de serem liberados para venda ao consumidor final. Os selos são uma forma de garantir a qualidade dos aparelhos.

O número do IMEI do celular pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou ao digitar *#06# no celular. A Anatel orienta os consumidores a verificar, antes de comprar um celular, se esses números são os mesmos. Caso os números apresentados forem diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. Celulares que utilizam mais de um chip possuem um IMEI para cada um, sendo necessário verificar cada um dos números.

No site da Anatel , o usuário poderá verificar a situação do seu aparelho.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *