NOTÍCIAS

Câmera de altíssima resolução do Google quer digitalizar as obras de arte do mundo

Câmera de altíssima resolução do Google quer digitalizar as obras de arte do mundo

by 17 de maio de 2016 0 comments

Grandes obras de arte da cultura mundial podem ficar mais acessíveis com um projeto do Google que leva o nome simplório de Art Camera. O equipamento está percorrendo museus e institutos culturais de vários países para scannear acervos, na base dos gigapixels, e servir como ferramenta para divulgação e acesso de pessoas de todo o mundo.

Em cinco anos de existência, o Google Cultural Institute digitalizou aos poucos mais de 200 obras em altíssima resolução. O sucesso da empreitada multiplicou os pedidos. Lugares como Hong Kong e mesmo o Brasil entraram na lista de pedidos e nos últimos meses o equipamento já fez mais de 1.000 outras digitalizações.

A empresa divulgou um vídeo hoje, 17 de maio, para mostrar como funciona essa solução. As imagens são incrivelmente detalhadas. É possível ver a marca das cerdas do pincel do artista atravessando a trama da tela usada. Seria difícil ver tamanha riqueza de pormenores mesmo com a visualização ao vivo e de perto da obra.

O número de pedidos dos museus para a Art Camera aumentou quando a empresa lançou uma nova câmera ainda mais poderosa. A facilidade de uso também tem entusiasmado as instituições culturais que planejam novas formas de divulgar seus acervos e chamar público para exposições.

O tempo de digitalização foi reduzido drasticamente. Era preciso quase um dia de trabalho para transformar em pixels um quadro. Com a Art Camera, esse tempo caiu para cerca de 30 minutos. Existem 20 dessas soluções espalhadas pelo mundo e elas trabalham de modo bem simples.

A obra de arte é colocada numa parede ou apoio e um operado marca os limites do quadro. A câmera captura polegada por polegada e manda tudo para os servidores do Google. Lá, os pequenos quadrados são reconstruídos novamente em um único arquivo.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *