NOTÍCIAS

Antivírus causa falha em equipamento durante procedimento cardíaco

Antivírus causa falha em equipamento durante procedimento cardíaco

by 4 de maio de 2016 0 comments

A recomendação geral dos especialistas é usar antivírus em todos os computadores que possam ser infectados. Mas será que será preciso pedir para desligar a varredura quando formos fazer exames em clínicas cheias de computadores? O excesso de zelo, adicionado a uma certa falta de prática com tecnologia, pode ser um risco novo nesse mundo cheio de dispositivos novos. Em um hospital americano, isso quase causou danos maiores em um paciente que passava por um procedimento cardíaco.

O caso foi relatado em um Relatório de Eventos Adversos da FDA (US Food and Drug Administration), agência reguladora do mercado de saúde nos Estados Unidos. O documento, emitido em fevereiro e que repercutiu essa semana, pede que a empresa fornecedora do equipamento Merge Hemo faça uma investigação para detectar falhas iguais a ocorrida e faça melhorias no produto.

O equipamento em questão falhou de forma dramática quando médicos diagnosticavam um paciente. De forma inesperada, o antivírus foi acionado para fazer a varredura agendada e isso causou uma pane no sistema, travando a tela e deixando médicos às cegas.

Os componentes principais do Merge Hemo são dois cateteres que estão ligados a um computador e a uma conexão em porta serial. O equipamento fornece os dados clínicos em uma tela, com gráficos que os médicos podem acompanhar. O travamento ocorreu em um caso relatado como inesperado. Os médicos tiveram de sedar o paciente e isso deu perto de cinco minutos para reiniciar o sistema.MergeHemo

Imperícia
As investigações preliminares da empresa fornecedora do Merge Hemo apontam para uma má configuração do antivírus. O programa foi ordenado para varrer o sistema a cada hora e isso atrapalhou o procedimento clínico em um momento crucial. A companhia diz que coloca instruções sobre o antivírus na documentação para evitar que isso ocorra. Ainda aponta que o incidente é raro e, mesmo com a aparente imperícia da clínica para a configuração do antivírus, promete reforçar os avisos.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *