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E-Commerce: Classe C e D abriram mais lojas virtuais em 2015

E-Commerce: Classe C e D abriram mais lojas virtuais em 2015

by 17 de maio de 2016 0 comments

O micro e pequeno empreendedor digital no Brasil busca informações sobre a área pela internet, está otimista para 2016 e pretende investir mais em marketing e produtos como estratégia para se destacar dos concorrentes no mercado. Estes são alguns resultados da pesquisa que mapeou o perfil do micro e pequeno empreendedor digital, realizada pelo segundo ano pela plataforma de e-commerce Loja Integrada, que entrevistou 1056 lojistas virtuais de todo o país no mês de fevereiro e março.

A pesquisa apontou que este lojista é jovem – têm entre 20 e 29 anos, 71% são homens e a maioria casados e sem filhos – e escolarizado – 40% participam de cursos livres, 37,7% se informam por meio do Sebrae e cerca de 32% frequentam palestras, cursos e workshops voltados para o e-commerce.

Sobre a atuação no mundo do empreendedorismo digital, mais de 62% possuem sua loja virtual há pelo menos um ano e investiram inicialmente R$ 1 mil. “A pesquisa mostra que o ano passado foi um bom ano para ingressar no e-commerce. Para 2016, os lojistas estão otimistas, buscando alternativas para crescer”, explica Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada.

A principal motivação para abrir uma loja virtual foi o sonho de se tornar empreendedor e, para 35%, o e-commerce foi uma alternativa para complementar a renda. “Quase 29% dos entrevistados são da classe D, seguidos por C. Isso mostra que as pessoas viram no e-commerce uma oportunidade. Como exige pouco investimento inicial e os riscos são baixos, isso permite que o lojista experimente, arrisque. Percebemos que a loja virtual começa como uma alternativa de renda e, com o crescimento, torna-se a fonte de renda principal”.

Estratégia
Como estratégia para divulgação de produtos, 83% aposta na rede social Facebook e 53% já utiliza o WhatsApp como ferramenta de venda e divulgação. Já a estratégia que mais traz retorno em vendas é o Facebook, seguido de campanhas no Adwords.

Ainda de acordo com o levantamento, 68% dos lojistas estão mais felizes com a vida após dedicar-se ao e-commerce e 44% das pessoas acreditam que ganharam mais liberdade ao abrir seu próprio negócio, seguido por autoestima e tempo.

Para 2016, 85,6% estão otimistas com o crescimento do seu negócio e 77% pretende investir mais em marketing e produtos para a sua loja.

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Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

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