NOTÍCIAS

5G pode chegar antes do que se pensava

5G pode chegar antes do que se pensava

by 1 de março de 2018 1 comment

A telefonia móvel de quinta geração (5G) pode dar sinais de vida ainda em 2018 e antecipar em pelo menos 5 anos o prazo inicialmente previsto para que seja colocada no mercado. A impressão de que o cronograma está sendo antecipado ficou clara durante os primeiros dias do Mobile World Congress, que ocorre em Barcelona durante esta semana.

O evento que é o mais importante do setor de telecomunicações móveis do mundo mostrou já na sua abertura que o tema 5G é tratado como algo urgente pelas principais empresas do setor. O presidente do órgão regulador de telecomunicações dos Estados Unidos, FCC, foi enfático ao afirmar que o país deve colocar em prática as primeiras instalações comerciais de quinta geração ainda em 2018.

Pai é um dos homens fortes do presidente Donald Trump e comandou a alteração das regras de isonomia no tráfego de internet que beneficiaram principalmente as empresas de telecomunicações, em detrimento das gigantes de internet. Por isso, há grande confiança em suas declarações. O presidente do FCC disse que o assunto deve ganhar contornos mais forte no início de março, quando o congresso americano começará a analisar e preparar a distribuição das faixas de espetctro de radiofrequência destinadas ao 5G.

O CEO da Ericsson, Börje Ekholm, também deu sinais de que a 5G está “aberta para negócios”, em suas próprias palavras. Para o executivo, a edição do evento deste ano é uma consolidação do que foi anunciado em anos anteriores. “Falamos sobre 5G há anos e agora tudo está acontecendo. E muito mais rápido do que todos esperavam”.

Mais velocidade
A telefonia de quinta geração trará mais velocidade e serviços para os aparelhos preparados para ela. A 5G pode ser dezenas de vezes mais rápida do que a atual 4G e ainda tem a vantagem de ser mais estável. Não só os atuais smartphones e computadores devem ser beneficiados. A nova fase das telecomunicações deve impulsionar principalmente o novo ambiente inteligente (internet das coisas – IoT-, cidades inteligentes, carros autônomos, etc).

Boa parte do otimismo da indústria está ligado ao provável mercado potencial de bilhões que isso pode representar. A expectativa ainda cresce com os recentes apoios que o governo americano tem dado ao setor, com cortes de impostos e incentivos diversos. A tudo isso ainda se junta uma facilidade que não existia nas outras evoluções da telefonia. A mudança do 4G para o 5G deve ser menos traumática do q do 3G para o 4G ou das anteriores. A maioria dos equipamentos e infraestruturas podem evoluir com atualizações e mudanças menos complicadas em seus sistemas. Nas fases anteriores, cada evolução representava quase um descarte completo e a aquisição de novos equipamentos.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

1 Comment so far

Seja o Primeiro a Comentar Este Post
  1. EstadioD
    #1 EstadioD 16 março, 2018, 14:51

    Muito Obrigado, Guilherme!

    Reply this comment

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *