NOTÍCIAS

2018 está batendo na porta e essas são as 10 tecnologias mais promissoras

2018 está batendo na porta e essas são as 10 tecnologias mais promissoras

by 4 de outubro de 2017 0 comments

O mundo tem mudado bem rápido e isso já não é algo que deveria nos assustar. Com a rapidez que as tecnologias estão alterando aspectos da vida pessoal e da sociedade, é mais do que tempo de sermos igualmente ágeis e inteligentes. Baseado nisso, acho que já passou da hora de falar das tecnologias mais promissoras de 2018. É verdade que ainda estamos em 2017. Mas não pense muito sobre isso, em algumas semanas esse ano será passado.

E o que o novo ano promete em termos de tecnologia? É algo fácil de prever. Poucas vezes na história da tecnologia da informação as coisas se mostram tão claras e com quase nenhuma margem de erro. Provavelmente você sabe uma por uma essas novas tecnologias que serão destaque em 2018, só não parou pra refletir sobre isso ainda. Todas estão no novo relatório da consultoria Gartner sobre o futuro das tecnologias, apresentado no evento ITXpo, que ocorre em Orlando (Flórida) até 5 de outubro.

Inteligência artificial, cloud, internet das coisas, transformação digital, blockchain, realidade virtual ou aumentada, etc, continuarão no foco. Não há novidade nas tecnologias que serão dominantes em 2018. O fato novo é que elas começarão a mudar as coisas de uma forma mais evidente e rápida.

O Gartner resolveu essa nova maneira de enxergar com uma visão abrangente sobre todas as novidades que impactarão 2018. A consultoria chama essa avalanche de novidades e de coisas conhecidas de Intelligent Digital Mesh. Esse conjunto será a base da transformação digital das empresas. O Gartner define:

Intelligent: a IA estará em quase toda tecnologia e criará novos sistemas dinâmicos, flexíveis e autõnomos.

Digital: mistura dos mundos virtuais e digitais para criar um ambiente expandido de imersão e experiências.

Mesh: conexões entre pessoas, negócios, dispositivos, conteúdos, serviços e tudo que possa ser uma oferta ou gerar um resultado digital.

Cada uma tem uma série de tecnologias que transformarão o mundo em 2018, Veja o quadro abaixo, divulgado no ITExpo 2017.

AI foundation – a inteligência artificial será um campo de batalha para vendedores de tecnologia, bem como uma área de investimento para empresas. A IA afetará experiências de clientes e modelos de negócios. As áreas de investimento podem incluir preparação de dados, algoritmos e treinamento, modelos e dados científicos, desenvolvedores e líderes de negócios.

Intelligent apps and analytics – uma vez que cada aplicativo terá algum nível de IA, eles serão usados para aumentar capacidades humanas. IA, machine learning e sistemas completos com inteligência serão a nova automação nas empresas e escritórios.

Intelligent things – é a internet das coisas (IoT), ganhando cada vez mais espaço e sendo o berço da nova conexão das indústrias com consumidores, usando drones, robõs, etc.

Digital twins – gêmeo digital é um termo criado para definir algo que ocorre ao mesmo tempo no físico e no virtual. O desenvolvimento de um produto ou o controle de um processo, por exemplo. Esses ambientes de simulação ganharão força como solução para dar mais rapidez e controle nas companhias.

Cloud computing at the edge – as bordas da nuvem ficarão mais inteligentes. Esses pontos finais e limites da cloud sofrem com sobrecargas e latência. Avanços começarão a eliminar esses problemas.

Conversational platforms – as interfaces de conversação deixarão de ser algo “stand alone” e aparecerão em todos os lugares nos sistemas corporativos, bem como em todos os níveis de software.

Immersive experiences, AR and VR – a realidade virtual e realidade aumentada aparecerão em mais empresas para melhorar a produtividade, treinamento e criação de produtos.

Blockchain – tudo que tem se falado sobre as cadeias de blocos é verdade. A tecnologia tem serviço para mudar os conceitos de contabilidade, auditoria e meios de pagamentos. Ainda estamos na fase de testes disso tudo. Em 2018, o Gartner prevê algumas soluções concretas e ganhando mercado.

Event driven – As empresas vão se encaminhar para modelos de negócios guiados por eventos descobertos por sistemas de IoT, cloud, blockchain, dados e IA serão facilitadores. Com isso, as decisões serão mais rápidas e certeiras. Mudar um modelo de negócio inteiro será mais fácil.

Continuous Adaptive Risk and Trust – a segurança digital ficou complexa e isso só deve piorar. As novas tecnologias como IA e blockchain provavelmente ainda não resolverão isso de uma vez por todas, mas começarão a mudar a visão sobre segurança digital para algo que seja também uma automatização máxima.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *